Foi em ambiente de festa que a Nissan revelou o já muito falado "crossover" eléctrico, feito sobre a nova base da marca para veículos de emissões zero, embora nunca fazendo qualquer ligação ao Leaf. A não ser quando o apresentou em palco, juntamente com a já aqui mostrada versão Nismo do novo Nissan Leaf. Mas o momento era de entusiasmo generalizado, pelo anúncio de que, a partir da temporada 5 (ou seja, 2018/2019), a Nissan substituirá a Renault como marca representativa da Aliança no campeonato de Fórmula E.
A tracção é integral, pela adopção de dois motores eléctricos, um em cada eixo, num total de 430 cv e 700 Nm, o que promete "performances" entusiasmantes. A que corresponde, diz a marca, uma condução dinâmica bem divertida, apesar da maior altura do carro, devido ao facto de o centro de gravidade ser muito baixo, pela colocação das baterias que representam parte significativa do peso do conjunto. Estas são de alta capacidade, permitindo uma autonomia anunciada de 600 km, o que é bastante mais do que o Nissan Leaf consegue!
Já no espaçoso habitáculo esse exercício não é possível pois estamos no terreno da pura imaginação, em que a capacidade da condução totalmente autónoma (como ainda estamos longe dessa fase…) permite divagar sem limites. Veja-se o posto de condução em que volante e pedais simplesmente desaparecem quando não são necessários…
Com o IMx, a Nissan mostrou que o conceito base está feito. Agora é só passá-lo à produção e a marca nipónica terá mais um sucesso para continuar na linha da frente da mobilidade eléctrica!