A SEAT vai levar ao Salão Automóvel de Genebra, que abre portas na próxima semana, o seu primeiro automóvel totalmente eléctrico. Denominado el-Born Concept, e tal como o nome sugere, ainda é um protótipo, mas está já muito próximo de uma versão final de produção, sobretudo ao nível do habitáculo.
Este estudo, juntamente com o citadino eléctrico Minimó que também estará em Genebra, aponta o caminho da electrificação da marca de Martorell, que manteve a tradição de baptizar os seus modelos de acordo com localidades espanholas: El Born é um bairro na cidade de Barcelona.
Este é o primeiro automóvel da SEAT desenvolvido com base na plataforma MEB do grupo Volkswagen, que será usada nos modelos da divisão I.D. da marca de Wolfsburgo.
Com uma potência de 150 kW, o equivalente a 204 cv de potência, este SEAT el-Born acelera dos 0 aos 100 km7h em 7,5 segundos e está equipado com um "pack" de baterias de 62 kWh de capacidade que permite 420 km de autonomia e que pode "ganhar" 80% de carga em apenas 47 minutos, recorrendo a um supercarregador de 100 kW.
A imagem exterior é marcada por uma evolução da linguagem de estilo da marca da Catalunha e traduz-se numa preocupação visível ao nível da aerodinâmica. As jantes de 20 polegadas "fechadas" são exemplo disso mesmo, já para não falar do difusor traseiro e do "spoiler" que prolonga a linha do tejadilho.
Avançando para o interior, destaca-se o facto da solução apresentada pela SEAT ser já muito próxima dos seus modelos de produção. O ecrã central de 10 polegadas parece estar a flutuar por cima da consola central e rouba grande parte das atenções de um modelo que também está equipado com um painel de instrumentos digital.
A primeira aparição pública do SEAT el-Born está marcada para a próxima semana, durante o Salão Automóvel de Genebra, mas a versão de produção só tem chegada prevista para o próximo ano.