A Mercedes mostrou no Salão de Frankfurt – nós estamos por lá e contamos-lhe tudo! – o Vision EQS, a sua visão de como poderá ser uma berlina de luxo eléctrica do futuro.
Com chegada ao mercado prevista apenas para 2021, este modelo, que aqui ainda se apresenta sob a forma de um protótipo, deverá afirmar-se como topo de gama do catálogo de eléctricos da Mercedes. Quando for lançado terá como principais rivais o Tesla Model S, o próximo Jaguar XJ (que será eléctrico) e claro, o "vizinho" Audi e-tron GT.
No que à imagem diz respeito é fácil perceber que este EQS segue as linhas reveladas pelo EQC, o SUV eléctrico da marca de Estugarda que já está a ser comercializado. A dianteira é dominada por um painel preto (que se ilumina com 188 estrelas em LED) com a estrela da marca iluminada que substitui a grelha dianteira convencional. Os faróis, que a Mercedes designa como "Digital Light", são tão futuristas que são capazes de projectar sinais de trânsito na estrada, de forma a avisar os peões.
Já na traseira aquilo que mais salta á vista é a secção horizontal que atravessa toda a carroçaria e que é formada por 229 estrelas (de LED) de três pontas, como o símbolo da Mercedes. O efeito visual é impressionante, mas dificilmente vamos vê-lo na versão final de produção.
Igualmente impressionante é o habitáculo, dominado por uma forte aposta tecnológica, assente numa versão mais evoluída do sistema MBUX, e pelo uso de materiais reciclados. O luxo e o requinte fazem-se sentir em cada canto deste interior, mas outra coisa não seria de esperar, afinal este habitáculo foi inspirado no mundo dos iates de luxo.
Estes números permitem acelerações dos 0 aos 100 km/h em menos de 4,5 segundos e uma velocidade máxima a rondar os 200 km/h. Quanto à autonomia está fixa nos 700 quilómetros, fruto de uma bateria de iões de lítio com 100 kWh de capacidade.
Este Mercedes Vision EQS pode ser carregado com carregadores de 350 KW de capacidade, sendo que nesta situação consegue recuperar até 80% da capacidade da bateria em menos de minutos.
Deixámos o melhor para o fim, é que apesar deste protótipo ter sido apresentado com condução autónoma de Nível 3, um nível que ainda nem é legalmente permitido em alguns mercados, a Mercedes já veio dizer que no futuro será possível deixá-lo com Nível 5 de autonomia, ou seja, totalmente autónomo.