Já estava disponível para encomenda e já lhe conhecíamos quase todos os detalhes, mas até aqui só tínhamos visto este ID.3 debaixo de forte camuflagem. Isso acabou e a VW mostrou em Frankfurt, no certame local, a sua versão final.
As semelhanças com o protótipo I.D. que foi apresentado em 2016 são muitas, como a marca já tinha adiantado. Destacam-se os pilares muito finos, a ausência de grelha dianteira, os grupos ópticos rasgados e claro, a enorme superfície a preto na traseira.
As linhas deste ID.3 são muito limpas e essa tendência continua no interior, com a Volkswagen a colocar de parte os botões tradicionais e a apostar em comandos tácteis. Esta solução encaixa na perfeição com a essência deste eléctrico, que só mantém os botões dos vidros eléctricos e o botão dos "quatro piscas". Notável!
Este eléctrico estará disponível com três baterias distintas. A mais pequena é de 45 kWh e vai garantir uma autonomia de 330 km. A segunda, de 58 kWh, vai oferecer 420 km entre cargas. A bateria mais potente terá 77 kWh de capacidade e vai permitir uma autonomia de 550 km.
Volkswagen ID.3 1ST
A Volkswagen assinalou o lançamento deste modelo com uma edição especial limitada a 30 mil unidades. Disponível para reserva há cerca de quatro meses, esta edição estará disponível com quatro cores e em três versões distintas: ID.3 1ST, ID.3 1ST Plus e ID.3 1ST Max.
Em qualquer das versões, esta edição assenta na bateria intermédia, ou seja, na versão com uma capacidade de 58 kWh e que garante até 420 quilómetros de autonomia. A versão mais acessível desta edição especial vai custar menos de 40 mil euros.
Voltando às versões normais, podemos afirmar que o ID.3 vai estar disponível em Portugal com um preço a começar nos 30.500 euros. A estreia comercial está marcada para a Primavera de 2020, mas a produção arranca já no próximo mês de Novembro, em Zwickau, na Alemanha.