
















A família de eléctricos da Volkswagen não pára de crescer e acaba de ganhar mais um elemento, o I.D. ROOMZZ. Apresentado na prévia do Salão de Xangai, na China, que abre portas esta terça-feira, este SUV eléctrico ainda é apenas um protótipo, mas antecipa um modelo de produção que chega em 2021 e fará a sua estreia comercial na China.
O mercado chinês é, de resto, o principal objectivo do I.D. ROOMZZ, que se junta ao I.D. BUZZ, ao I.D. CROZZ e ao I.D., sendo que este último será o modelo que dará o ponto de partida à ofensiva eléctrica da marca de Wolfsburgo. O início de produção está agendado para o final deste ano e a estreia no mercado europeu para 2020.
Mais tarde, em 2022, será a estreia europeia do I.D. CROZZ, ao passo que o I.D. ROOMZZ não deverá estar disponível no mercado europeu antes de 2024.
Disponível com tecnologia de condução autónoma de nível 4, o I.D. ROOMZZ foi apresentado com um habitáculo configurado para quatro passageiros, sendo que os dois bancos dianteiros podem rodar 25 graus para que o interior vire uma espécie de sala de estar, permitindo assim que nenhum dos quatro ocupantes se tenha que concentrar nas tarefas de condução.
E por falar em habitáculo, importa dizer que a cabine deste eléctrico combina elementos futuristas com detalhes minimalistas. O resultado é um espaço exclusivo, confortável e bastante iluminado, onde se destacam elementos como as enormes janelas laterais, os vários pontos de iluminação LED, o enorme display que se estende ao longo de todo o tablier e claro, as quatro poltronas de senho futurista que garantem todo o conforto a bordo.
É certo que muitas destas características não vão ser transportadas para a variante de produção, mas a Volkswagen já fez saber que a modularidade e a grande habitabilidade vão continuar a ser protagonistas no habitáculo do modelo a produzir.
Com cerca de cinco metros de comprimento o I.D. ROOMZZ quer afirmar-se entre os maiores SUVs do segmento, tais como o novo BMW X7, o Volvo XC90, o Skoda Kodiaq, o Mitsubishi Outlander ou o Skoda Kodiaq. Ainda assim, e uma vez que se trata de um eléctrico, a mira da Volkswagen está apontada ao Tesla Model X, que pode contar com um habitáculo de 5, 6 ou 7 lugares.
Avançando para o capítulo mecânico, importa dizer que o I.D. ROOMZZ vai ser alimentado por dois motores eléctricos por eixo (quatro no total), fazendo com que se afirme como um tracção total.
A VW promete uma potência combinada de 306 cv e uma autonomia de 450 quilómetros - e acordo com o ciclo WLTP, fruto de uma bateria com 82 kWh de capacidade que pode ser carregada com uma tomada rápida de 150 kW, permitindo assim um "ganho" de 80% da capacidade da bateria em apenas meia hora.
Contas feitas, este SUV eléctrico será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos e terá uma velocidade máxima (limitada) de 180 km/h. Ainda assim é natural que daqui a dois anos, quando este modelo for apresentado, estas dados sejam outros.