É a partir desta quarta-feira que todos os automóveis vendidos na União Europeia (UE) estão obrigados a reforçar os seus sistemas de segurança.
O regulamento aprovado pela Comissão Europeia (CE) introduz uma série de sistemas avançados obrigatórios de assistência ao condutor para melhorar a segurança rodoviária.
A medida afecta igualmente os modelos já em comercialização, que irão beneficiar de um período de dois anos para se adaptarem às novas exigências.
A partir de 2024, nenhum automóvel novo poderá ser vendido sem estar actualizado com aqueles equipamentos.
O regulamento faz parte do programa Vision Zero idealizado pela CE, que tem como objectivo reduzir para metade o número de mortes nas estradas dos Estados-membros da UE até ao final desta década.
Espera-se que, com a introdução das novas medidas de segurança para proteger melhor passageiros, peões e ciclistas, sejam salvas mais de 25 mil vidas e evitados, pelo menos, 140 mil feridos graves até 2038.
Em 2020 sublinha-se a morte de 18.800 pessoas nas estradas da UE, menos 17% do que no ano anterior.
É um número demasiado elevado se se tiverem em conta as restrições à mobilidade devido à pandemia da Covid-19
Vários sistemas de segurança activa e apoio ao condutor já fazem parte dos equipamentos de série de uma larga maioria da actual oferta automóvel.
Novidade mesmo é a pré-instalação de um alcoolímetro, só "autorizando" o arranque da viatura se o condutor não tiver ultrapassado o limite legal de álcool no sangue.
Mais polémicos parecem ser o limitador de velocidade que, mesmo assim, a normativa permite desligar, e o registo de dados de incidentes rodoviários no sistema, mais conhecido como "caixa negra".
Fique agora a par da lista dos sistemas que passam a ser obrigatórios:
- Travagem autónoma de emergência;
- Pré-instalação do alcoolímetro com bloqueador de ignição;
- Detector de sonolência e distracção;
- Registo de dados em caso de acidente ("caixa negra");
- Sistema de paragem de emergência;
- Actualização do 'crash test' frontal (toda a largura do veículo) e cintos de segurança melhorados;
- Zona de impacto da cabeça alargada para peões e ciclistas, e vidro de segurança;
- Assistente inteligente de velocidade;
- -Assistente de manutenção na faixa de rodagem;
- Protecção dos ocupantes nos impactos contra postes;
- Câmara traseira ou sistema de detecção.
A actualização dos 'crash test' frontais refere-se à revisão dos testes de certificação europeus, que irão tornar-se mais exigentes.
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