A chegada do novo ano trouxe temperaturas à volta dos zero graus, pisos gelados e ventos gélidos, fruto de uma vaga de frio que afecta por estes dias grande parte da Europa. Estão criados os cenários perfeitos para que os vidros dos automóveis acumulem gelo e embaciem, criando um desafio a todos os condutores logo pela manhã.
- Como desembaciar os vidros: provocado pela diferença de temperatura entre o exterior e o habitáculo, o embaciamento dos vidros é um dos maiores problemas desta altura do ano. "Quando ficamos nesta situação devemos aumentar a temperatura do ar condicionado ao máximo e dirigir o fluxo do ar para o pára-brisas e para os vidros", explica María García, engenheira no Departamento de Desenvolvimento e Aerodinâmica da SEAT.
- Encasacados ao volante: luvas, casacos e cachecóis limitam os movimentos e, por isso, não se devem usar durante a condução, uma vez que comprometem a segurança ao volante. "As luvas são recomendáveis apenas em casos excepcionais quando as temperaturas baixas reduzem a sensibilidade das mãos", como explica esta especialista da SEAT.
- Bancos aquecidos: Se o seu carro estiver equipado com esta funcionalidade, é a solução para aquecer mais rapidamente, já que estes sistemas são capazes de gerar calor de forma uniforme em apenas três minutos. "Devem ser ligados logo que entramos no carro, e a temperatura deve ser ajustada consoante aquecemos, devendo evitar-se uma utilização prolongada num nível elevado", adianta María.
- Temperatura ideal para viajar: este número varia de acordo com as preferências de cada um, mas denomina-se como "temperatura de conforto" os 21,5ºC. A opção "Auto" dos sistemas de climatização vai ajustar a temperatura do habitáculo do seu veículo em torno desta temperatura. "Activando-a, consegue-se uma distribuição homogénea: metade do ar quente sai para os pés a cerca de 40ºC, arrefecendo consoante sobe até ao nível da cabeça, para nos mantermos mais atentos ao volante".
Esta engenheira da marca de Martorell vai mais longe e explica que conduzir com calor elevado na parte superior do corpo pode provocar sonolência: "Circular com 35ºC é o equivalente a conduzir com uma taxa de alcoolemia de 0,5 G/L".
- Calor sem custos adicionais: É uma dúvida recorrente mas esta especialista da SEAT explica que o aquecimento não gasta combustível nem água adicional. Isto porque "é a água quente do motor que é utilizada na climatização, regressando ao motor a uma temperatura mais baixa, razão pela qual até se torna benéfico para o radiador do motor esta circulação".