Não é só a falar com o telemóvel encostado ao ouvido que toda a atenção do condutor da estrada é tirada.
Também os muitos ‘gadgets’ que equipam os novos automóveis promovem a distracção ao volante, a começar pelas funções tácteis dos ecrãs multimédia.
A Volvo promete "resolver" essa e outras questões no novo EX90 que irá apresentar a 9 de Novembro.
O SUV 100% eléctrico será equipado com um ecrã central com acesso rápido à navegação e ao telefone, assim como aos controlos das funções mais comuns.
Uma barra contextual especial irá sugerir as acções que façam mais sentido numa determinada situação, variando em função de se estar estacionado, a conduzir, ou numa chamada telefónica.
No painel de instrumentos digital serão dadas todas as informações focadas na condução, como a direcção, a velocidade e a autonomia.
Será também neste ecrã que o EX90 contextualiza a mudança dos modos de condução.
O apoio ao condutor é feito através de um conjunto de sensores de última geração para dar uma visão a 360° do ambiente circundante.
As reacções do sistema a tudo o que rodeia o automóvel são feitas de maneira proactiva, mesmo quando o modo de condução assistida está inactivo.
Em modo de condução assistida, o sistema informa, de maneira contínua, sobre o que está a "ver" efectivamente, e sobre que informações está a actuar.
O SUV estará preparado, ao nível do hardware, para a condução autónoma não supervisionada, com uma transição previsível entre os vários modos de condução.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?