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Ford testa sistemas de alerta… com campainhas de bicicleta!

17:12 - 17-02-2022
 
Ford testa sistemas de alerta… com campainhas de bicicleta!Ford testa sistemas de alerta… com campainhas de bicicleta!Ford testa sistemas de alerta… com campainhas de bicicleta!Ford testa sistemas de alerta… com campainhas de bicicleta!Ford testa sistemas de alerta… com campainhas de bicicleta!
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Ford testa sistemas de alerta… com campainhas de bicicleta!

A Ford está a testar uma nova tecnologia inteligente de alertas ao condutor, que pode ser uma verdadeira revolução face aos actuais sistemas.

Ford testa sistemas de alerta… com campainhas de bicicleta!

 

Um dos testes passa pelo uso de altifalantes específicos para indicar a direcção a partir da qual pessoas e objectos se aproximam do veículo. 

As experiências incluem ainda a utilização de sons intuitivos, tais como passos, campainhas de bicicleta e ruídos de viaturas em andamento em vez de uma única fonte sonora. 

Os primeiros resultados revelaram que os condutores que utilizavam a tecnologia de alerta de áudio direccionado (Directional Audio Alert) foram bem mais exactos na identificação de potenciais perigos e a sua respectiva posição. 

"Os sons de aviso utilizados actualmente já são eficazes na informação aos condutores acerca de situações em que devem ter mais cuidado e estarem vigilantes". 

"A tecnologia do futuro poderia alertar-nos tanto para o perigo como para a sua origem", explicou Oliver Kirstein, engenheiro de software SYNC da Ford Europa. 

Os modelos da Ford, à semelhança de outras marcas, já usam um conjunto de sensores para identificar quando peões, ciclistas e outros veículos estão nas proximidades. 

Essas tecnologias de apoio ao condutor oferecem alertas visuais e sonoros e, se necessário, aplicam travagens de emergência.

O software de alerta de áudio direccionado desenvolvido pela Ford utiliza a informação dos sensores para seleccionar o som apropriado e reproduzi-lo pelo altifalante mais próximo do obstáculo. 

Testes em ambiente simulado demonstraram que, em 74% dos casos, os condutores alertados por aquele sistema identificaram correctamente a natureza e a fonte do perigo.

E, mesmo com um som normal, 70% dos condutores identificaram de forma acertada onde o objecto estava localizado. 

Os engenheiros acreditam que, num futuro próximo, aqueles resultados poderão ser ainda melhorados com som espacial 3D, semelhante ao usado nos cinemas e em jogos de vídeo. 

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