A Hyundai apresentou um novo sistema de airbag capaz de responder de forma adicional a impactos secundários, que virá a ser utilizado no futuro. Estudos mostram que em caso de acidente com colisão, em três de cada 10 casos o impacto inicial não é suficiente para accionar o sistema, mas tudo pode ser diferente com os impactos secundários.
O sistema da Hyundai é capaz de identificar a posição dos ocupantes do veículo e recalibrar rapidamente os air-bags para garantir a sua intervenção no caso de mais impactos.
"Ao melhorarmos o desempenho em cenários de multicolisão, esperamos melhorar significativamente a segurança dos nossos condutores e ocupantes", afirmou Taesoo Chi, Diretor do Centro de Tecnologia do Chassis no Hyundai Motor Group. "Vamos continuar a nossa investigação em diversas situações de acidentes como parte do nosso compromisso em desenvolver automóveis ainda mais seguros", acrescentou.
Taesoo Chi, Diretor do Centro de Tecnologia do Chassis no Hyundai Motor Group, afirmou: "Ao melhorarmos o desempenho em cenários de multicolisão, esperamos melhorar significativamente a segurança dos nossos condutores e ocupantes. Vamos continuar a nossa investigação em diversas situações de acidentes como parte do nosso compromisso em desenvolver automóveis ainda mais seguros, que protejam os ocupantes e evitem ferimentos."
De acordo com as estatísticas do NASS-CDS (National Automotive Sampling System Crashworthiness Data System – Sistema de Dados de Resistência à Colisão do Sistema Nacional de Amostragem Automóvel), um departamento da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration – Administração Nacional de Segurança Rodoviária na Autoestrada) nos EUA, cerca de 30% dos 56.000 acidentes que ocorreram entre 2000 e 2012 na América do Norte envolveram multicolisão.
A Hyundai utilizou uma abordagem multilateral para analisar cenários com multicolisão e melhorar a performance e a precisão dos airbags nas colisões secundárias. No futuro, o Hyundai Motor Group implementará o sistema nos novos veículos da Hyundai.