Agosto é tempo de partida para férias. O êxodo das cidades começa e seja qual for o destino, todos pensam em tudo, mas nunca se lembram dos pneus.
Eles estão lá e pouco mais interessa à maioria que nem se lembra de quando foi a ultima vez que verificou a sua pressão, ignorando que a segurança de uma viagem começa no bom estado dos pneus.
Um olhar para o piso de um pneu permite diagnosticar problemas ao nível da suspensão, da direcção e até do chassis, mas deixando de lado este "check up", é fundamental recordar que uma pressão correcta maximiza a segurança.
Com as temperaturas elevadas que se fazem sentir nesta época do ano, u
m pneu que role muitos quilómetros com uma pressão baixa, representa um risco de vida. O sobreaquecimento do pneu dilata o ar no seu interior e o aumento do volume pode conduzir a um rebentamento de consequências imprevisíveis.
Pressão correcta dos pneus
Uma pressão correcta aumenta a segurança. Reduz o desgaste dos pneus, melhora a capacidade de travagem em caso de emergência e favorece o consumo. Há estudos que afirmam que menos 0,2 bar de pressão nos quatro pneus ditam um aumento de 1% no consumo, que cresce para 4% com menos 0,6 bar, ao mesmo tempo que o a vida útil do pneu é reduzida em 45%.