A Nissan acaba de apresentar uma nova tecnologia de apoio ao condutor, combinando condução navegada em auto-estrada com capacidades de condução autónoma em faixa única. Este sistema permite alargar as capacidades do já conhecido sistema Nissan ProPILOT e vai estrear-se no Nissan Skyline no próximo Outono, para já apenas no mercado japonês.
Pensado e desenvolvido para utilização em auto-estrada, este novo sistema utiliza a navegação do automóvel para ajudar a condução na rota definida pelo condutor em vias de características específicas, sejam elas auto-estradas delimitadas ou vias rápidas.
Além disso, e pela primeira vez, o sistema vai permitir condução autónoma – sem necessidade de intervenção do condutor – durante a circulação em faixa única.
Para activar as mais recentes funcionalidades deste sistema, os condutores têm primeiro de definir um destino no sistema de navegação, criando uma rota de viagem. Assim que o automóvel entra na auto-estradam a condução navegada do novo sistema fica automaticamente disponível.
Depois de activado, o sistema ajuda o condutor durante toda a viagem em auto-estrada, desde a faixa de aceleração até à saída da auto-estrada da rota predefinida, ajustando de forma automática o necessário para ajudar nas ultrapassagens e nas mudanças de faixa.
Isto só é possível graças a uma combinação de câmaras, radares, sonares, GPS e dados do mapa 3D de alta definição do automóvel, permitindo que o sistema tenha acesso, em tempo real, a informações sobre o ambiente envolvente a 360 graus e à localização precisa do veículo na estrada.
Recorde-se que a versão inicial do sistema Nissan ProPILOT de condução em faixa única de auto-estrada foi lançada em 2016 no Nissan Serena, no Japão, tendo vencido o Prémio de inovação de Automóvel do Ano Japonês.