O que muitos automobilistas receavam vai ser efectivo nos novos automóveis da Volvo, como já tinha anunciado o ano passado.
Todos os modelos saídos da sua linha de montagem vão estar equipados de série com um limitador de velocidade máxima a 180 km/hora!
Em paralelo, todos os veículos irão integrar a Volvo Care Key, um dispositivo que permitirá ao condutor definir o seu próprio limite de velocidade, assim como o de amigos ou familiares a quem empreste o automóvel.
Especialistas do sector, assim como os próprios automobilistas, questionam o direito de os fabricantes automóveis imporem tais limites através da tecnologia que já existe no mercado.
O construtor sueco fez "orelhas moucas" às críticas, e antecipou-se à nova legislação que a Comissão Europeia pretende que entre em vigor a partir de Maio de 2022.
A Volvo justifica a sua antecipação pela responsabilidade que os construtores devem ter na a redução da sinistralidade, e motivar comportamentos positivos por parte dos condutores.
Na verdade, o excesso de velocidade é uma das principais causas para a sinistralidade rodoviária.
Por mais bem construídos e recheados de tecnologia de segurança estejam, a estrutura dos novos automóveis não conseguem evitar ferimentos graves, e mesmo a morte dos ocupantes.