A Polícia de Segurança Pública (PSP), através do Comando Metropolitano de Lisboa, emitiu um alerta para a população da cidade de Lisboa que dá conta de situações de possíveis burlas aos automobilistas.
Depois disto, seguem as vítimas e "buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo. Acusam as vítimas de provocarem danos nas suas viaturas, exercendo pressão e tentando intimidar, com o intuito de que lhes seja dada uma certa quantia em dinheiro para arranjo dos danos. Tendem a alegar que estão com pressa e que não podem esperar pela Polícia ou pelo preenchimento de declaração amigável", pode ler-se.
De acordo com a PSP, as vítimas usadas pelos suspeitos apresentam mesmo os referidos danos e, por vezes, para dar mais credibilidade à história, chegam a causar danos às viaturas das vítimas, sem que estas o percebam.
A PSP mais informa que desde o início deste ano "já foram registadas 30 burlas com este modus operandi, tendo sido detidos dois suspeitos e identificados outros nove".