Pesquisa
Segurança

Segurança rodoviária: de pequenino é que se torce o pepino!

07:47 - 20-02-2020
 
A pé, em segurança (adulto): Quando me desloco a pé com uma criança, dou-lhe a mão e mantenho-a afastada da estrada.A pé, em segurança (criança): Tenho de caminhar o mais longe possível da estrada. Se não houver passeio nem berma, ando na beira da estrada, longe da circulação,e do lado em que vejo os carros  circularem na minha direcção.Saber reagir em caso de acidente: Em caso de acidente, aplico os primeiros procedimentos que podem salvar:
• Protejo o local do acidente e torno-me visível graças aos meus equipamentos de segurança;
• Alerto os serviços de emergência;
• Dou apoio à vítima enquanto não chega a ajuda (falo com ela, mantenho-a acordada).Álcool antes de conduzir, nunca!
Condutor : Se conduzir depois de beber álcool, estou a colocar a minha vida e a dos outros em perigo, porque as minhas capacidades e o meu estado de alerta estarão reduzidos. Se beber álcool, não conduzo!
Passageiro: Não entro num carro conduzido por alguém que tenha bebido álcool, porque não se encontra em condições de conduzir.Álcool, droga : Regressar em segurança! A acumulação de droga e álcool multiplica os riscos de acidentes. Se consumi álcool e drogas, não conduzo. Procuro uma solução que me permita regressar em segurança, como andar de transportes públicos, chamar um táxi ou ser conduzido por alguém que se encontra em estado sóbrio.Atenção aos peões: Atravesso num espaço livre para ver e ser visto pelos veículos mas, antes de atravessar:
• Páro e olho para ambos os lados;
• Primeiro, olho à esquerda, depois à direita, e novamente à esquerda (e vice-versa quando o trânsito vem da esquerda);
• Fico atento e atravesso sem precipitações.Atenção aos automobilistas e condutores de 'scooters' e motas:
Tudo o que encobre a visibilidade (furgão, carrinha, camião ou autocarro) pode também ocultar um peão. Não devo circular muito perto de veículos estacionados, de modo a poder reagir em caso de algum imprevisto.Atravessar fora da passadeira com segurança:
• Antes de atravessar, páro;
• Olho para os dois lados, primeiro à esquerda, depois à direita. e de novo à esquerda (e vice-versa quando o trânsito vem da esquerda),Atravessar fora da passadeira com segurança:
• Mantenho-me atento e atravesso sem precipitações.Atravessar na passadeira com segurança: 
• Antes de atravessar, páro;
• Olho para os dois lados, primeiro para a esquerda e depois para a direita, e de novo para a esquerda (e vice-versa quando o trânsito vem da esquerda).Atravessar na passadeira com segurança: 
• Mantenho-me atento e atravesso sem precipitações.Brincar em local adequado: Jogo à bola (ou a outros jogos) em espaços afastados da estrada. Junto à estrada, não se pode nem se deve brincar!Brincar em local adequado: Corro o risco de cair, tropeçar ou atravessar a estrada de forma repentina atrás de uma bola, sem ver se vem algum carro.Cuidado com os ângulos mortos:
• Peão: Não devo atravessar mesmo à frente de um veículo pesado (camião, autocarro, carrinha…), pois o condutor não consegue ver-me.Cuidado com os ângulos mortos:
• De bicicleta, 'scooter' ou carro: Fico afastado dos veículos pesados (camiões, autocarros, carrinhas...).
• As zonas traseira, à esquerda, à direita, e mesmo à frente dos veículos pesados são perigosas pois o condutor do veículo não me vê!Depressa demais, não!: 
• Ao conduzir a uma velocidade elevada em relação às circunstâncias ou ao ultrapassar a velocidade-limite, aumento a distância de travagem do meu carro, logo, posso ser ferido num acidente ou de ferir alguém.
• Tenho sempre de desacelerar quando há peões nas proximidades!Drogas antes de conduzir, nunca!
• Condutor : Se consumi drogas, não conduzo. Os efeitos das drogas afectam directamente o meu comportamento e os meus reflexos na estrada.
• Passageiro: Não entro num carro conduzido por alguém que consumiu drogas, pois essa pessoa não está em condições de conduzir.Escolas: reduzir a velocidade
• Próximo das escolas, reduzo a velocidade e fico atento caso tenha de travar a tempo em caso de imprevistos;
• As crianças calculam mal a distância e a velocidade dos carros, podendo atravessar a estrada com imprudência.Nunca andar sem o meu capacete
• De moto ou de 'scooter', coloco sempre um capacete para proteger a minha cabeça em caso de queda.Nunca andar sem o meu capacete
• Afivelo a correia no pescoço e depois ajusto-a antes de arrancar.Sempre com o cinto de segurança colocado:
• O cinto de segurança protege-me no caso de uma travagem brusca ou numa colisão porque mantém-me fixo no banco do carro, impedindo-me de ser ejectado. Sempre com o cinto de segurança colocado:
• O cinto de segurança também protege as crianças, sobretudo se elas estiverem bem instaladas numa "cadeirinha" própria para elas, adaptada ao seu peso e ao seu tamanho.Telemóvel ao volante, não!
• Utilizar o meu telemóvel quando conduzo é perigoso, porque desconcentra-me e diminui a minha atenção.Telemóvel ao volante, não!
• Devo parar num local seguro quando quero telefonar, ler, e responder ou enviar mensagens;
• Programo o meu GPS antes de iniciar a viagem.Visível à noite: À noite ou ao anoitecer, a visibilidade dos condutores é reduzida. Se não estiver suficientemente visível, corro o risco de surpreender outros automobilistas na estrada que podem não me ver.
• Peão: De noite, visto equipamentos adaptados para ficar visível;
• Bicicleta ou 'scooter': Visto equipamentos adaptados para ficar visível e verifico se as luzes e os "piscas" estão em bom estado.Visível à noite: À noite ou ao anoitecer, a visibilidade dos condutores é reduzida. Se não estiver suficientemente visível, corro o risco de surpreender outros automobilistas na estrada que podem não me ver.
• Automóvel: Verifico as luzes do meu carro e se as escovas do limpa pára-brisas estão em bom estado para limpar a água do vidro.
A pé, em segurança (adulto): Quando me desloco a pé com uma criança, dou-lhe a mão e mantenho-a afastada da estrada.A pé, em segurança (criança): Tenho de caminhar o mais longe possível da estrada. Se não houver passeio nem berma, ando na beira da estrada, longe da circulação,e do lado em que vejo os carros  circularem na minha direcção.Saber reagir em caso de acidente: Em caso de acidente, aplico os primeiros procedimentos que podem salvar:
• Protejo o local do acidente e torno-me visível graças aos meus equipamentos de segurança;
• Alerto os serviços de emergência;
• Dou apoio à vítima enquanto não chega a ajuda (falo com ela, mantenho-a acordada).Álcool antes de conduzir, nunca!
Condutor : Se conduzir depois de beber álcool, estou a colocar a minha vida e a dos outros em perigo, porque as minhas capacidades e o meu estado de alerta estarão reduzidos. Se beber álcool, não conduzo!
Passageiro: Não entro num carro conduzido por alguém que tenha bebido álcool, porque não se encontra em condições de conduzir.Álcool, droga : Regressar em segurança! A acumulação de droga e álcool multiplica os riscos de acidentes. Se consumi álcool e drogas, não conduzo. Procuro uma solução que me permita regressar em segurança, como andar de transportes públicos, chamar um táxi ou ser conduzido por alguém que se encontra em estado sóbrio.Atenção aos peões: Atravesso num espaço livre para ver e ser visto pelos veículos mas, antes de atravessar:
• Páro e olho para ambos os lados;
• Primeiro, olho à esquerda, depois à direita, e novamente à esquerda (e vice-versa quando o trânsito vem da esquerda);
• Fico atento e atravesso sem precipitações.Atenção aos automobilistas e condutores de 'scooters' e motas:
Tudo o que encobre a visibilidade (furgão, carrinha, camião ou autocarro) pode também ocultar um peão. Não devo circular muito perto de veículos estacionados, de modo a poder reagir em caso de algum imprevisto.Atravessar fora da passadeira com segurança:
• Antes de atravessar, páro;
• Olho para os dois lados, primeiro à esquerda, depois à direita. e de novo à esquerda (e vice-versa quando o trânsito vem da esquerda),Atravessar fora da passadeira com segurança:
• Mantenho-me atento e atravesso sem precipitações.Atravessar na passadeira com segurança: 
• Antes de atravessar, páro;
• Olho para os dois lados, primeiro para a esquerda e depois para a direita, e de novo para a esquerda (e vice-versa quando o trânsito vem da esquerda).Atravessar na passadeira com segurança: 
• Mantenho-me atento e atravesso sem precipitações.Brincar em local adequado: Jogo à bola (ou a outros jogos) em espaços afastados da estrada. Junto à estrada, não se pode nem se deve brincar!Brincar em local adequado: Corro o risco de cair, tropeçar ou atravessar a estrada de forma repentina atrás de uma bola, sem ver se vem algum carro.Cuidado com os ângulos mortos:
• Peão: Não devo atravessar mesmo à frente de um veículo pesado (camião, autocarro, carrinha…), pois o condutor não consegue ver-me.Cuidado com os ângulos mortos:
• De bicicleta, 'scooter' ou carro: Fico afastado dos veículos pesados (camiões, autocarros, carrinhas...).
• As zonas traseira, à esquerda, à direita, e mesmo à frente dos veículos pesados são perigosas pois o condutor do veículo não me vê!Depressa demais, não!: 
• Ao conduzir a uma velocidade elevada em relação às circunstâncias ou ao ultrapassar a velocidade-limite, aumento a distância de travagem do meu carro, logo, posso ser ferido num acidente ou de ferir alguém.
• Tenho sempre de desacelerar quando há peões nas proximidades!Drogas antes de conduzir, nunca!
• Condutor : Se consumi drogas, não conduzo. Os efeitos das drogas afectam directamente o meu comportamento e os meus reflexos na estrada.
• Passageiro: Não entro num carro conduzido por alguém que consumiu drogas, pois essa pessoa não está em condições de conduzir.Escolas: reduzir a velocidade
• Próximo das escolas, reduzo a velocidade e fico atento caso tenha de travar a tempo em caso de imprevistos;
• As crianças calculam mal a distância e a velocidade dos carros, podendo atravessar a estrada com imprudência.Nunca andar sem o meu capacete
• De moto ou de 'scooter', coloco sempre um capacete para proteger a minha cabeça em caso de queda.Nunca andar sem o meu capacete
• Afivelo a correia no pescoço e depois ajusto-a antes de arrancar.Sempre com o cinto de segurança colocado:
• O cinto de segurança protege-me no caso de uma travagem brusca ou numa colisão porque mantém-me fixo no banco do carro, impedindo-me de ser ejectado. Sempre com o cinto de segurança colocado:
• O cinto de segurança também protege as crianças, sobretudo se elas estiverem bem instaladas numa "cadeirinha" própria para elas, adaptada ao seu peso e ao seu tamanho.Telemóvel ao volante, não!
• Utilizar o meu telemóvel quando conduzo é perigoso, porque desconcentra-me e diminui a minha atenção.Telemóvel ao volante, não!
• Devo parar num local seguro quando quero telefonar, ler, e responder ou enviar mensagens;
• Programo o meu GPS antes de iniciar a viagem.Visível à noite: À noite ou ao anoitecer, a visibilidade dos condutores é reduzida. Se não estiver suficientemente visível, corro o risco de surpreender outros automobilistas na estrada que podem não me ver.
• Peão: De noite, visto equipamentos adaptados para ficar visível;
• Bicicleta ou 'scooter': Visto equipamentos adaptados para ficar visível e verifico se as luzes e os "piscas" estão em bom estado.Visível à noite: À noite ou ao anoitecer, a visibilidade dos condutores é reduzida. Se não estiver suficientemente visível, corro o risco de surpreender outros automobilistas na estrada que podem não me ver.
• Automóvel: Verifico as luzes do meu carro e se as escovas do limpa pára-brisas estão em bom estado para limpar a água do vidro.

"Segurança Rodoviária para Todos" é o lema do novo portal educativo Road4Us, para alertar os mais novos e os mais velhos como se devem comportar na rua e na estrada.

Criado pela Fundação Renault, em parceria com a Associação de Prevenção Rodoviária francesa, o portal foi desenvolvido em sete línguas, incluindo o português.

As imagens podem ser descarregadas para depois serem usados por pais e professores, em casa ou na escola, para explicarem aos futuros automobilistas os comportamentos de segurança que devem adoptar todos os dias!

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.