Sabia que nos automóveis mais de 50% da população não utiliza a cadeira correcta para as crianças?
De acordo com as estatísticas é muito provável que faça parte deste grupo. É um número assustador e que continua a fazer vítimas todos os anos. Não basta escolher um modelo que cumpra a lei. É preciso comprar uma cadeira que ofereça o máximo de protecção aos seus filhos.
Para alterar este cenário, a Volvo tem uma longa tradição no desenvolvimento de produtos e tecnologias que aumentem o conforto e a segurança dos mais pequenos. A marca sueca foi pioneira no uso das cadeiras de criança nos testes de colisão e está na origem da patente do cinto de segurança de três apoios.
Hoje, está empenhada em garantir que
"ninguém perderá a vida ou ficará gravemente ferido num novo Volvo em 2020", como afirmou Lotta Jakobsson, professora adjunta na Universidade de Chalmers e líder técnico de segurança na Volvo Cars Safety Center.
"O nosso objectivo é garantir que as crianças consigam viajar da melhor maneira possível, em função da sua idade e do seu tamanho. Isto significa estarem voltadas à retaguarda até aos 3 – 4 anos de idade e, depois disso, em cadeiras com banco elevatório até atingirem 140 cm de altura pois os benefícios de segurança são inquestionáveis", acrescentou Jakobsson.
A marca sueca considera que os pais permitem que os filhos se virem para a frente cedo demais, colocando em risco a sua segurança, e quis saber os motivos.
"Uma das [razões] mais apontadas é o conforto, uma vez que as crianças queixam-se não só da falta de espaço para as pernas mas também do calor proveniente dos estofos", disse Lotta Jakobsson. E foi a pensar nisto que a Volvo desenvolveu uma nova geração de cadeiras de criança, pensadas a pensar no design, no conforto e, sobretudo, na segurança.
Compostas por estofos mais confortáveis e com melhor respiração – cadeiras mais finas, o que permite mais espaço para as pernas e um maior conforto -, esta nova gama de acessorios da Volvo é composta por três modelos: Cadeira de bebé (Grupo 0: 0-4 anos, 0-18kg), Cadeira de criança reversível (Grupo 1/2: 9meses-6 anos, 9-25kg) e Cadeira de criança com assento elevatório (Grupo 2/3: 4-10 anos, 15-36kg).
"Acreditamos que as crianças estarão mais confortáveis nestas novas cadeiras e isso irá encorajar os pais a mantê-las viradas para a retaguarda mais tempo", concluiu Jakobsson.
O design destas novas cadeiras tem tudo a ver com os padrões do design nórdico – simples mas funcionais e elegantes. É assim com estes acessórios e também é assim com as linhas dos novos automóveis da marca. Basta olhar para os novos
S90 e V90, que vão chegar ao mercado lá mais para o final do ano.