O novo Aston Marin DB11 foi realizado com base no protótipo DB10 que foi vedeta no último filme de James Bond e é o herdeiro de um mito popularizado no grande ecrã.
O DB9 era visto como o guardião da tradição da Aston Martin, um grande desportivo que se afirmou na estrada e garantiu vitórias no mundo da competição. Foi o "carro de seriço do "agente ao serviço de Sua Majestade", mas o tempo não pára e o coupé de 2003 já acusava o peso da idade. A renovação passou por um novo modelo que, sem alterar o carácter da marca, está mais potente, mais eficaz e mais dinâmico.
Como qualquer protótipo, o DB10 era demasiado radical, mas o DB11 recupera a identidade da marca. A imagem da zona frontal tem tudo a ver com o estilo cultivado pela Aston Martin, apesar de assumir alguma modernidade. Para além das formas, os LED´s nos grupos ópticos ajudam a marcar essa modernidade, o mesmo acontecendo com a traseira que pode ser vista como uma evolução da forma bem patente no difusor que permite escoar o ar que passa sob a carroçaria.
A eficácia aerodinâmica ajuda a potenciar as performances de um modelo que também deu um passo em frente no campo da motorização. Este coupé do tipo 2+2 mantém o motor V12 colocado em posição central dianteira, mas no lugar do 6.0 atmosférico de 517 cv surge um 5.2 que graças a um turbo debita 608 cv, tendo acoplada uma caixa automática de oito velocidades desenvolvida com colaboração com a ZF.
O condutor pode optar por um de três modos de condução pré-definidos: GT, Sport e Sport+, e o sistema altera os mapas de funcionamento da direcção, suspensão, motor, caixa de velocidades e sistema de escape. Para limitar os consumos e reduzir as emissões poluentes, este motor permite desactivar uma bancada de cilindros quando a carga é mais reduzida. Com 4,17 metros de comprimento, é ligeiramente mais volumoso do que o DB9 mas é mais leve graças a um novo chassis em alumínio. Com uma melhor relação peso/potência, é possível chegar aos 322 km/h e passar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
FICHA TÉCNICA
MOTOR V12 turbo
CILINDRADA 5 204 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 608 cv/6 500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 700 Nm/1 500-5 000 rpm
PESO/POTÊNCIA 2,9 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 322 Km/h
0 a 100 Km/h 3,9 s
CONSUMO MÉDIO Não indicado
EMISSÕES DE CO2 Não indicado
Aston Martin DB11 à medida de 007