
















Desde que foi apresentado, o Aston Martin Vantage tem conseguido afirmar-se no segmento dos superdesportivos. Agora a marca de Gaydon resolveu torná-lo ainda mais especial e criou o Vantage AMR, uma versão equipada com transmissão manual de sete velocidades a pensar nos condutores mais puristas.
Superdesportivos com caixas manuais são cada vez mais uma ‘espécie em vias de extinção’ e a solução usada nesta versão é ainda mais rara, já que os engenheiros da Aston Martin recorreram a uma caixa com a primeira relação em formato "dog leg", que obriga a que a primeira velocidade seja engrenada para trás.
A esta caixa de velocidades ainda se junta o sistema AMSHIFT, uma solução inspirada no mundo da competição e que simula de forma automática a famosa manobra de "ponta-tacão", especialmente útil nas reduções de caixa.
No que a motorizações diz respeito, o "coração" deste superdesportivo britânico continua a ser o mesmo V8 biturbo de 4.0 litros – fornecido pela Mercedes-AMG – que já conhecemos do Vantage com caixa automática. Este bloco produz 510 cv de potência e 625 Nm de binário máximo, números que permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,0 segundos e uma velocidade máxima de 314 km/h.
E se a potência permaneceu intacta, o mesmo não se pode dizer do peso, é que esta versão passou por uma rigorosa dieta que resultou em menos 95 quilos que o Vantage convencional. Esta "poupança" permite que os engenheiros da marca de Gaydon reivindiquem um comportamento ainda mais preciso e dinâmico por comparação com o Vantage "convencional".
Por esta altura já deve ter percebido que este Vantage AMR é uma proposta à medida dos puristas… com os bolsos recheados. A Aston Martin vai produzir apenas 200 exemplares, 59 dos quais inspirados na conquista das 24 Horas de Le Mans de 1959 pelo Aston Martin DBR.
As primeiras entregas devem começar a partir do próximo mês de Setembro e o preço estimado para o nosso país ronda os 244 mil euros. As versões exclusivas ‘Vantage 59’ custam mais 25 mil euros.