Ainda não se fartou dos sucessivos híper carros que têm surgido nos anos mais recentes? Pois em breve vai ter mais um para o levar às nuvens.
Chama-se Aspark Owl o bólide 100% eléctrico que o construtor japonês levou esta terça-feira ao Salão Automóvel do Dubai, confirmada que está a sua entrada na linha de montagem.
A modéstia não faz parte dos pergaminhos deste híper carro, que foi anunciado, simplesmente, como o mais potente do mundo automóvel.
A sua exclusividade está assegurada pela produção de apenas 50 unidades (15 já têm dono) na Manifattura Automobili Torino, em Turim, Itália, com as primeiras entregas a acontecerem na Primavera de 2020.
O preço é uma "agradável" surpresa: 2,9 milhões de euros para a versão base, com uma reserva de 50 mil euros para as candidaturas.
Equipado com quatro motores eléctricos, o modelo está concebido para oferecer 2040 cv de potência e 2000 Nm de binário máximos.
Estes números são assegurados por um grupo propulsor alimentado por uma bateria de iões de lítio de 64 kWh com um tempo de carga de 80 minutos.
Impressionado ou nem por isso? É que o Aspark Owl promete meter na algibeira os recordes de velocidade reivindicados por híper carros como o Koenigsegg Regera ou o Bugatti Chiron Super Sport 300+.
Capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/hora em 1,69 segundos, atinge os 300 km/hora em pouco mais de dez segundos para uma velocidade máxima (limitada) de 400 km/hora, a que corresponde uma autonomia de 450 quilómetros, mas segundo a norma NEDC.
São números avassaladores para um híper carro que pesa cerca de 1900 quilos, distribuídos pela carroçaria em plástico reforçado com fibra de carbono (180 quilos) e a estrutura monocasco (120 quilos).
Os 1600 quilos que "sobram" correspondem ao peso dos motores e das baterias eléctricos, e de toda a tecnologia que lhes estão associados.
E tudo está acomodado num "míssil" que está longe de ser pequeno: são 4791 mm de comprimento por 1935 mm de largura e 993 mm de altura (!!!), para uma distância entre eixos de 2750 mm.
Sendo o Aspark Owl construído em Turim, casa da Juventus, será Cristiano Ronaldo um dos coleccionadores a querer tê-lo na sua exclusiva garagem? Não seria nenhum espanto...
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?