Já se sabia que a Bugatti tinha uma surpresa reservada para o Salão Automóvel de Frankfurt e não foi preciso esperar muito para a conhecer, é que a marca francesa acaba de apresentar a versão de produção do protótipo que ultrapassou a barreira das 300 milhas por hora (482 km/h) e estabeleceu um novo recorde para um automóvel de estrada (ver vídeo abaixo).
Denominado Bugatti Chiron Super Sport 300+, este modelo é em tudo idêntico ao protótipo que bateu o recorde de velocidade na passada semana. Os acabamentos em fibra de carbono exposta e os apontamentos em laranja saltam à vista, até porque nos fazem lembrar o Bugatti Veyron Super Sport, mas são as várias diferenças para o Chiron convencional que mais se destacam.
A dianteira é marcada por uma linha mais agressiva e por um acabamento preto na moldura da grelha do radiador. A isto juntam-se novas entradas de ar nas cavas das rodas dianteiras e um spoiler dianteiro mais pronunciado. Mas as maiores diferenças aconteceram na traseira, agora dominada por um difusor traseiro mais fundo e mais pronunciado, por quatro saídas de escape verticais, tal como no novo Bugatti Centodieci, e por uma cobertura do motor distinta.
A impressionante marca de 490,484 km/h foi conseguida com Andy Wallace ao volante e sentado num banco de competição. O outro foi retirado para poupar peso e para dar lugar a equipamentos de medição. Contudo, e como seria de esperar, a versão de produção conta com uma configuração normal de dois lugares e dispensa a gaiola de segurança do protótipo recordista.
Quanto ao motor, continua a ser o mesmo bloco W16 de 8.0 litros quad-turbo que encontramos no Chiron, mas com uma afinação que lhe permite produzir uns impressionantes 1600 cv de potência. Sabemos que é mais do que suficiente para nos levar bem perto da barreira dos 500 km/h, mas de acordo com a publicação "Top Gear", a fabricante com sede na Alsácia francesa vai limitar a velocidade máxima desta versão, ainda que não tenha revelado a marca máxima.
Certo, para já, é que a Bugatti vai produzir apenas 30 unidades deste modelo especial, cada uma com um preço base de 3,5 milhões de euros… antes de impostos.