
















É descrito como o muscle car de série mais poderoso alguma vez produzido: 1.040 cv de potência e 1.280 Nm de binário máximos devidamente homologados para circular em estradas nacionais.
Estes são os números do novo Dodge Challenger SRT Demon 170, naquele que será o "canto de cisne" deste super carro antes de o construtor passar em definitivo ao mundo da electrificação.
Limitada a 3.300 exemplares, infelizmente esta edição especial não sairá da América do Norte.
Bloco V8 extremo
No coração deste Dodge multivitaminado está o novo bloco V8 de 6.2 litros que melhora notoriamente o motor do Demon original lançado em 2017 para a competição automóvel.
Vários componentes foram melhorados nesse propulsor, como o supercharger de três litros e o sistema de injecção.
Mais importante é a sua capacidade para usar etanol E85 como combustível para atingir aqueles números de força.
O resultado está bem à vista: 1,66 segundos para acelerar dos zero aos 96 km/hora, com o quarto de milha (402 metros) a cumprir-se em apenas 8,91 segundos a uma velocidade de 243,28 km/hora.
Todavia, se o depósito for atestado com gasolina convencional E10, no entanto, a potência e o binário baixam para 913 cv e 1.098 Nm, que, mesmo assim, não deixam de ser impressionantes.
Uma caixa automática de oito relações passa a potência e o binário às rodas traseiras equipadas com pneus radiais concebidos especificamente para as drag races.
A equipar este Dodge Challenger muito especial estão jantes em alumínio forjado (18 polegadas à frente e 17 atrás), que podem ser substituídas por rodas em fibra de carbono.
Evolução tecnológica
Há vários elementos tecnológicos concebidos de origem para tirar o máximo partido do muscle car, a começar pelo SRT Power Chiller que foi criado para o Demon original.
O fluxo do sistema de ar condicionado é "desviado" para o compressor para arrefecê-lo e mantê-lo a uma temperatura ideal.
Entre os vários selectores de condução que comporta está o modo Drag devidamente actualizado, com os restantes a terem um papel activo nas configurações da transmissão, direcção e suspensão.
O Dodge Challenger SRT Demon 170 não sairá da América do Norte: limitado a 3.300 unidades, 3.000 são para o mercado americano e os restantes 300 para o canadiano.
Ao câmbio actual, cada exemplar terá um preço de partida de 89.500 euros antes de impostos e das devidas personalizações.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?