Era o hiperdesportivo mais aguardado, não por pertencer a uma marca cheia de história e "pedigree", mas pelas promessas ultra ambiciosas que deixara no ar: apenas mais rápido que o Bugatti Chiron e capaz de "roubar" o recente recorde do
Koenigsegg Agera RS no exercício extremo de fazer 0 a 400 km/h e voltar a parar!
É isto a que o Hennessey Venom F5 se propõe, pretendendo ser o automóvel de estrada mais rápido do Mundo, começando logo por anunciar uma velocidade máxima acima das 300 milhas por horas (483 km/h)! Antes de avançarmos mais convém explicar que a Hennessey é um pequeno construtor norte-americano, fruto da paixão de John Hennessey, que faz tudo artesanalmente "em casa" e "à antiga", sem fábricas ultramodernas e recorrendo apenas a alguns dos mais avançados "softwares" de desenho por computador.
O Venom F5 tem um "design" totalmente novo, bem como o chassis e a estrutura que faz de carroçaria, totalmente em fibra de carbono, com estudos aerodinâmicos para que tenha o menor atrito possível.
"O Venom F5 tem o nome da velocidade dos ventos dos tornados mais poderoso segundo a escala Fujita e esperamos que se torne no primeiro carro de estrada capaz de ultrapassar as 300 mph", referiu John Hennessey que optou por uma mecânica clássica, recusando ajudas híbridas…
"Sou um purista! Gosto de coisas simples, elegantes e práticas, não é nada contra os híbridos, mas deixo isso para os grandes construtores".
Eis o Venom F5 que vai envergonhar Bugatti e Koenigsegg!
Assim, o Hennessey Venom F5 monta, em posição central traseira, um V8 biturbo que "descarrega" gigantescos 1600 cv nas rodas traseiras, através de uma caixa de sete velocidades comandada por patilhas no volante. O grande segredo do Venom F5 é ter mantido o peso contido a apenas 1338 kg (relação peso potência de… 0,84 kg/cv!), o que lhe permite acelerações fulgurantes, ao nível das de um F1, como chegar aos 300 km/h em menos de 10 s!
E como se atingir os 482 km/h, batendo o
Bugatti Chiron como o modelo de estrada com mais elevada velocidade máxima, não fosse suficiente, o Hennessey Venom F5 quer mesmo atacar a recente proeza do Koenigsegg Agera RS, nos 0-400-0 km/h. Os norte-americanos dizem conseguir fazê-lo em menos de 30 s, o que bateria o recorde estabelecido pelos suecos em cerca de seis segundos!
Sendo um construtor de reduzida capacidade de produção, a Hennessey decidiu já que apenas irá fazer 24 unidades do Venom F5 e qualquer potencial cliente terá de ser… aprovado pelo próprio John Hennessey! Mesmo se a compra deste hiperdesportivo implicará despender algo como 1,3 milhões de euros, havendo ainda uma lista de quase mais meio milhão em extras…