A Ferrari volta a lançar emoções junto dos adeptos de super desportivos de sonho. O BR20 é o mais recente exemplo, com esta edição única produzida para um cliente especial da marca italiana.
A divisão One-Off do Programa de Projectos Especiais demorou mais de um ano a construir este derivado do GTC4 Lusso.
E a espera por este Ferrari BR20 valeu bem a pena, ao recuperar o imaginário dos super carros equipados com um V12 que marcaram os anos 50 e 60.
Para começar, a área traseira da shooting brake de quatro lugares foi totalmente modificada, para dar lugar a um coupé para duas pessoas.
A carroçaria foi alongada em 5 centímetros em relação ao modelo original que saiu de produção no ano passado. O maior comprimento reflecte-se num melhor equilíbrio da traseira, que também ganhou um novo pára-choques mais musculado.
As ponteiras de escape, mais baixas, são coroadas por farolins duplos, como já é tradicional nos super carros da cavallino rampante.
À frente salta de imediato à vista a grelha do radiador muito larga, marcada por um perfil em fibra de carbono de lado a lado, e pelas entradas de ar laterais.
Os faróis personalizados apresentam-se com um desenho mais afilado que torna o capô mais comprido.
Visto de perfil, assinalam-se os pilares do pára-brisas a contrastarem com o tecto em preto, como se de uma ponte suspensa se tratasse.
O resultado é um desnível do tejadilho mais suave do que é normal nos modelos da Ferrari, mas a encaixar-se na perfeição na porta da bagageira.
As saídas de ar, logo a seguir às cavas das rodas dianteiras, têm uma moldura em fibra de carbono brilhante que se estende às soleiras das portas.
A rematar o conjunto está um jogo de jantes de liga leve de 20 polegadas, criadas especificamente para este projecto.
Dentro do habitáculo, as alterações são mínimas mas sem deixarem de mostrar a exclusividade do Ferrari BR20. Couro em castanho escuro foi aplicado nos bancos, com pespontos contrastantes em branco.
Eliminados os bancos traseiros, foi montada uma bagageira semi-aberta, com acabamentos em pele e carvalho, e inserções em fibra de carbono.
A Ferrari não deu quaisquer indicações sobre o motor deste BR20 mas tudo indica que mantém o mesmo bloco V12 atmosférico do GTC4 Lusso. Se assim for, mantém a respectiva tracção integral com diferencial de deslizamento limitado.
Os 690 cv de potência e 697 Nm de binário máximos são passados ao solo através de uma transmissão automática sequencial de sete relações.
À semelhança do GTC4 Lusso, a velocidade máxima deverá situar-se em redor dos 335 km/hora, com os zero aos 100 km/hora a fazerem-se em 3,4 segundos.
Desconhecido é o preço desta obra de arte mas não seria uma surpresa se ultrapassasse o milhão de euros para o milionário cliente desconhecido.
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