Há um Ferrari que pode chegar aos 5,5 milhões de euros no leilão que a Gooding & Company’s vai levar a cabo em Pebble Beach ainda este mês.
Trata-se, nada mais, nada menos do que o F50 comprado por Mike Tyson, um dos 55 exemplares construídos para os Estados Unidos.
Numerado com o chassis 104220, saiu para a estrada em Fevereiro de 1996, pintado no icónico Rosso Corsa que destaca os super desportivos da insígnia italiana.
Vendido em 2001 pelo ex-campeão de pesos pesados, passou por várias mãos nos últimos 25 anos até o actual dono o ter mandado para a oficina para uma exigente revisão.
Segundo o "caderno de encargos", o F50 levou uma nova embraiagem e os pneus foram substituídos, tendo sido também afinada a suspensão dianteira e o sistema de ar condicionado.
Foi recertificado pelo Classiche Red Book da Ferrari e, em Junho, os painéis interiores forrados a Alcantara foram desmontados e removidos, numa despesa que ascendeu a 75 mil euros nos últimos seis meses.
Equipado com um V12 atmosférico de 4.7 litros, derivado do motor que equipava os Fórmula 1 da época, e uma caixa manual de seis relações, o F50 chegou ao mercado em 1995.
Todavia, o acolhimento não foi o melhor: os 520 cv e 471 Nm passadas às rodas traseiras com diferencial autoblocante impediam-no de competir com o McLaren F1 e ganhava por pouco ao F40 que o antecedeu.
Contra os 4,1 segundos necessários para chegar aos 100 km/hora, o antecessor demorava apenas mais três décimas de segundo.
Na velocidade de ponta, o F50 chegava oficialmente aos 319 km/hora, mas era batido em 4 km/hora pelo F40, que dispunha de um bloco V8 de 2.9 litros com 478 cv e 577 Nm.
As críticas foram esmorecendo ao longo dos últimos 25 anos, muito à conta da sua estética radical e as brilhantes sensações de condução que oferecia ao piloto.
Com pouco menos de 10 mil quilómetros no hodómetro, o Ferrari que já foi de Mike Tyson será levado a leilão em Pebble Beach a 19 e 20 de Agosto.
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