Não há nada melhor do que a concorrência e, depois da Porsche ter lançado o fantástico 911 GT2 RS, a marca de Maranello tem pronta uma resposta adequada. Chama-se 488 GTO e pode ser visto como uma evolução radical do 488 GTB.
O motor V8 biturbo de 3,9 litros passa a debitar mais 30 cv para atingir os 700 cv, tal como o rival alemão, mas ainda não há nenhuma informação relativamente ao binário, nem de qualquer outro tipo de alterações, que serão inevitáveis para o modelo digerir este "upgrade".
Para além da mecânica, o aumento da potência e performances tem de passar por uma redução do peso. Diz-se que a cura de emagrecimento pode ter permitido ganhar 75 kg, para garantir os 1.400 kg. Esse objectivo terá sido atingido com a adopção de um novo tipo de vidros, alterações no material insonorizante e com a adopção de jantes forjadas.
A apresentação do renovado 488 está agendada para Março, no Salão Automóvel de Genebra, mas não está excluída a hipótese de a Ferrari antecipar o calendário e mostrar o modelo em Janeiro, durante o Salão de Detroit.
Mais do que o "upgrade" de um modelo que tem uma presença impar ao nível dos coupés de motor central, o novo 488 já tem um lugar na história pelo simples facto de ter a sigla GTO, que está associada à mais pura tradição da marca italiana.
Foi utilizada pela última vez em 2010 para o exclusivo 599, mas a tradição tem a ver com os 250 GTO dos anos 60, talvez os modelos mais cobiçados pelos grandes coleccionadores de automóveis e aqueles que mais rendem nos leilões de clássicos.