
















A produção do Koenigsegg Agera já chegou ao fim, mas a pequena fabricante sueca não quer deixar "morrer" este modelo sem lhe prestar a devida homenagem, afinal é ele – ainda que na versão Agera RS – o automóvel de produção mais rápido do mundo. Como tal, acabam de ser anunciados duas novas edições especiais deste modelo.
Um dos maiores destaques é o novo "kit" aerodinâmico feito à medida, ainda que os dois modelos tenham algumas particularidades. O Thor, por exemplo, conta com uma "barbatana" traseira – ao estilo dos protótipos de Le Mans – para aumentar a estabilidade a altas velocidades e está decorado com um acabamento em carbono exposto de duas tonalidades. Já o Väder dispensa a barbatana traseira mas conta com uma asa traseira activa suportada por dois apoios, sendo que a carroçaria conta com um acabamento em carbono e apontamentos dourados.
Ambos os modelos contam com novos apoios aerodinâmicos no pára-choques traseiro e frontal, entre eles "spoilers" mais pronunciados e maiores entradas de ar. O mesmo se passa com o motor, que é partilhado por ambos e sofreu um "boost" face aos modelos "normais" do Agera. O mesmo é dizer que o bloco V8 biturbo de 5.0 litros passou a debitar 1360 cv de potência.
A Koenigsegg não revela as "performances" destes dois "monstros", mas convém recordar que foi este motor ajudou o Koenigsegg Agera RS a bater cinco recordes do mundo, entre eles o de carro de produção mais rápido do mundo, ao alcançar uns impressionantes 457,94 km/h numa estrada do Nevada.
A estreia do Thor e do Väder está marcada para o próximo fim-de-semana, onde serão conduzidos pelos donos num evento na Alemanha. Depois disso, lá mais para o final de Agosto, farão uma aparição no Goodwood Festival of Speed.