Por esta altura do ano um dos frutos mais consumidos e apreciados em Portugal é a cereja e estamos seguros de que há muito pouca gente que não concorde connosco. Aquilo que ninguém sabia é que a cereja mais deliciosa deste Verão ia chegar de bem longe… da Suécia!
Não, não foi engano, esta cereja muito especial foi feita pela Koenigsegg e chama-se Jesko Cherry Edition. Se é um apaixonado por automóveis deve lembrar-se que a fabricante sueca mostrou em Março passado, no Salão Automóvel de Genebra, o Jesko, um hiperdesportivo com números impressionantes: 1.600 cv, 1.500 Nm de binário máximo, 1.420 kg e um pacote aerodinâmico capaz de gerar 1.000 kg de "downforce".
Encomendado por um concessionário de luxo com o nome "Luxury and Expensive", este "one-off" é um dos 125 exemplares do Jesko, cuja produção já está esgotada. Nem o preço de 2,5 milhões de euros, antes de impostos, assustaram a "clientela", é que o Jesko esgotou em poucos dias.
Não se sabe quanto é que a personalização deste exemplar custou ao seu proprietário, mas importa dizer que se algum dia o quiser vender, arriscamos dizer que nunca irá perder dinheiro.
Esta versão especial destaca-se pela fantástica pintura em tom cereja, daí o nome, e pela "dieta" rigorosa que ajudou a descer o preço total para 1320 quilos. Quanto ao motor, continua a ser o mesmo V8 da versão normal, e isso são boas notícias. Trata-se de um bloco de oito cilindros com 5.0 litros biturbo que produz 1.280 cv com combustível normal e 1.600 cv com E85 (85% de etanol e 15% de gasolina).
Este motor surge acoplado a uma transmissão automática a que a marca sueca chama de "Light Speed Transmission". Trata-se de uma caixa automática de nove velocidades, desenvolvida em casa, que permite saltar mudanças de forma instantânea. A fabricante sueca fala em trocas de mudança "quase à velocidade da luz", mesmo que seja entre uma 7.ª e uma 3.ª.
O resultado é uma velocidade máxima anunciada de 482 km/h, ainda que nas simulações virtuais realizadas pela empresa de Christian von Koenigsegg tenha ultrapassado os 500 km/h com uma aerodinâmica menos agressiva.