Discretamente, a Koenigsegg levou para a estrada o seu protótipo Jesko para iniciar os testes em pista, como foi revelado no Instagram do construtor sueco.
Foram só umas voltinhas, é certo – ainda por cima estava a chover –, mas deu já para sentir o estrondo do motor V8 biturbo de 5.0 litros que equipa este híper carro que irá "substituir" o Agera RS e o One:1.
Com 1625 cv de potência e 1500 Nm de binário, o Koenigsegg Jesko que foi apresentado este ano no Salão Automóvel de Genebra está concebido para chegar aos 482 km/hora de velocidade máxima.
Em simulações virtuais e com uma aerodinâmica menos agressiva, no entanto, o bólide ultrapassou os 500 km/hora. A apoiar este desempenho está uma transmissão automática, denominada Light Speed Transmission.
Como a expressão en inglês indica trata-se de uma caixa de nove velocidades, desenvolvida pelo construtor escandinavo, que permite trocas de mudança "quase à velocidade da luz". Significa isso que pode saltar relações de forma instantânea, mesmo que seja entre uma sétima e uma terceira velocidades.
Todavia, convém relembrar que, para desenvolver todas as estas capacidades no solo, é necessário um combustível especial. O E85 consiste numa mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina.
Se está a pensar em comprar um Jesko, desanime-se. A Koenigsegg já confirmou que só vai produzir 125 unidades com um preço-base a partir dos 2,5 milhões de euros… e já estão todos vendidos!
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?