O Lexus LFA está a celebrar dez anos de vida, numa história iniciada no arranque do novo milénio pelas mãos do Harahiko Tanashi.
O engenheiro-chefe da marca queria um super desportivo subliminar, construído com novos materiais e processos de produção.
Terminado o primeiro protótipo em 2003, foi levado no ano seguinte para a Nordschleife de Nürburgring para afinar a sua mecânica.
Em 2008, fez a primeira de quatro aparições nas 24 Horas da pista germânica, para um ano depois ser confirmada a produção no salão automóvel de Tóquio.
A exclusividade do Lexus LFA foi de imediato assegurada com uma produção única de 500 exemplares, e um "segredo" guardado sob o capô.
A acelerá-lo está um bloco V10 atmosférico de 4.8 litros com 560 cv de potência passadas às rodas traseiras através de uma caixa sequencial de seis relações.
O "disparo" na estrada está mais do que assegurado, ao bater nos 325 km/hora de velocidade máxima, e fazer 3,7 segundos dos 0 aos 100 km/hora.
Limitado a 50 unidades foi a versão especial Nürburgring Edition, de 571 cv, mais focado para as pistas de competição.
Com uma suspensão mais rígida e jantes mais leves, a que se somou melhorias aerodinâmicas na estrutura, o Lexus LFA foi recordista na Nordschleife em 2011, para carros de produção, com o piloto Akira Ida ao volante.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?