A Bugatti apresentou esta sexta-feira à noite, em Pebble Beach, o Bugatti Centodieci, um modelo que presta homenagem ao Bugatti EB 110 de 1991. Esta versão tem por base o Chiron convencional e será limitada a apenas 10 unidades, cada uma com um preço base de 8 milhões de euros… antes de impostos!
O Bugatti EB 110 é um dos superdesportivos que marcaram os anos 90, apesar de ter caído rapidamente no esquecimento. Era uma "besta" com um motor V12 sobrealimentado por quatro turbos e contava com um chassis em fibra de carbono. Registou uma marca de 351 km/h no circuito de Nardo, em Itália, e foi, durante algum tempo, o carro mais rápido do mundo.
Este modelo acabaria por ser eclipsado por outro "monstro", o McLaren F1, que acabou por lhe roubar este título do automóvel mais rápido do planeta. Como se isto não fosse suficiente, a Bugatti acabaria por fechar portas, naquele que seria um período muito conturbado, antes da compra por parte do Grupo VW.
A Volkswagen nunca se quis associar a esta época da vida da Bugatti, de Romano Artioli, e isso fez com que nunca mencionasse este modelo. Mas isso acaba de mudar e a marca com sede em Molsheim decidiu, finalmente, lembrar esse período da sua história. É aqui que entra este Centodieci (110, em italiano), nome que faz referência aos 110 anos de existência da Bugatti.
Este modelo da Bugatti conta com elementos estéticos que nos remetem de imediato para o EB 110 de 1991, nomeadamente as tomadas de ar laterais atrás das portas e a típica "ferradura" da Bugatti, na dianteira, agora muito mais pequena do que no Chiron. Quanto à traseira, é totalmente futurista e acaba por acrescentar alguma personalidade a um modelo que é, também ele, mais uma demonstração daquilo que a Bugatti pode fazer.
No que à mecânica diz respeito, este Bugatti Centodieci conta com o mesmo motor W16 de 8.0 litros (com quatro turbos) que conhecemos do Bugatti Chiron. Porém, neste caso conta com uma afinação com 1600 cv de potência às 7 mil rpm, mais 100 cv do que o Chiron. Este número permite-lhe passar dos 0 aos 100 km/h em 2,4 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 6,1segundos e dos 0 aos 300 km/h em 13, 1 segundos. Quanto à velocidade máxima, a Bugatti limitou-a electronicamente a 380 km/h.
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