Durante uma cerimónia que teve lugar no National Art Center em Tóquio, no Japão, a Ferrari revelou o seu mais recente projecto, que se manteve no segredo dos deuses até à sua apresentação oficial.
Trata-se do Ferrari J50, criado para comemorar o 50º aniversário da marca de Maranello no Japão. Baseado no
Ferrari 488 Spider, este J50 foi desenvolvido pelo departamento "Special Projects" da marca do "Cavallino Rampante" e pela equipa do Ferrari Styling Center. Trata-se, obviamente, de uma série altamente exclusiva, uma vez que só vão ser produzidas dez unidades.
"Marca o regresso ao estilo targa, evocativo de vários Ferrari de estrada populares entre os anos 70 e os anos 80", pode ler-se no comunicado da marca italiana, que aponta desde logo para uma enorme diferença face ao 488 Spider, que tem uma capota rígida inteiramente retráctil. Já este J50 tem dois painéis em fibra de carbono que podem ser "arrumados" atrás dos bancos. Este "look" fica completo com o desenho do pára-brisas, que se estende em torno do habitáculo, criando uma espécie de "bolha" ao redor dos ocupantes.
Mas esta não é a única diferença entre este J50 e o supercarro que lhe serviu de ponto de partida. A linguagem dos grupos ópticos dianteiros foi inteiramente renovada, adoptando um visual bastante mais futurista e agressivo. Na traseira, o destaque também vai para os faróis. A Ferrari recuperou os dois faróis de cada lado, um "look" que se tinha perdido depois do F430.
Outro dos elementos que salta imediatamente à vista é a divisão que é feita na frente e nas laterais (acompanhado o desenho das entradas de ar laterais) com uma linha preta. É um detalhe que nos remete para três das criações mais icónicas da "casa" de Maranello: 288 GTO, F40 e F50.
Tratando-se de uma versão especial, será de esperar que quem tenha a sorte de vir a ser dono de uma destas "máquinas" poderá personalizá-la de acordo com as suas preferências, mas a versão que a Ferrari mostrou em Tóquio (e que pode ver nas imagens) tem um interior vermelho e preto em couro, com apontamentos em Alcantara. E à imagem do que acontece com o "irmão" 488 Spider, há detalhes em fibra de carbono por todo o lado!
No que ao motor diz respeito, este J50 partilha o V8 de 3,9 litros biturbo com o 488 Spider. Contudo, os engenheiros de Maranello conseguiram retirar 20 cv de potência adicionais, elevando o total deste J50 para os 680 cv.
A Ferrari não divulgou detalhes acerca da performance deste J50, mas a avaliar pela sua diferença de potência face ao 488 Spider, será de esperar que seja ligeiramente mais rápido e ágil. Recorde-se que o 488 Spider acelera dos 0 aos 100 km/h em três segundos e tem uma velocidade máxima fixada nos 325 km/h.