Os rumores já circulavam nas redes sociais e nos meios de comunicação especializados há uma semana: o SSC Tuatara tinha batido o recorde mundial de velocidade.
Esta segunda-feira, foi o próprio construtor americano a confirmar que o seu híper carro de produção bateu os 532,7 km/hora de velocidade de ponta!
O híper bólide confirmou uma média de 508,729 km/hora nas duas passagens obrigatórias para que a marca fosse registada.
Pulverizado o recorde mundial do Bugatti Chiron Super Sport 300+ (490,484 km/hora), que o fez ainda como protótipo e só numa passagem, o SSC Tuatura é agora o híper carro mais rápido do planeta.
O recorde mundial de velocidade foi registado a 10 de Outubro num troço de quase 12 quilómetros da Estrada Estadual 10, nos arredores de Las Vegas.
Aquele trecho é bem conhecido já que foi naquele mesmo local, em Novembro de 2017, que o Agera RS da Koeniggseg registou uma velocidade máxima média de 447,236 km/hora.
Não foi apenas o recorde de velocidade máxima de um carro de produção que o SSC Tuatara bateu.
No seu registo passa a estar também a milha mais rápida (1,609 quilómetros a 503,92 km/hora), assim como o quilómetro mais veloz (517,16 km/hora), e a velocidade mais elevada (532,93 km/hora) registados numa estrada aberta ao público.
Em comunicado, a SSC North America já fez saber que todos os procedimentos foram verificados por dois fiscais independentes e que para registar este recorde usou um sistema de medição por GPS que recorre a 15 satélites.
"Definitivamente, poderia ter ido mais além com melhores condições", afirmou o piloto Oliver Webb em comunicado.
"Quando me aproximei dos 532 km/hora, o SSC Tuatara tinha acelerado quase 32 km/hora nos últimos cinco segundos; o híper carro ainda não estava a perder força".
O piloto queixa-se dos ventos laterais serem, neste momento, "o único factor que nos impede de perceber os limites do SSC Tuatara".
Sublinhe-se que o bloco V8 biturbo de 5.9 litros que equipa o híper bólide, com 1.750 cv de potência, é alimentado por etanol E85, sendo superior o poder térmico deste combustível em relação à gasolina.
A produção do SSC Tuatara está limitada a apenas 100 unidades e o preço arranca nos 1,6 milhões de dólares, qualquer coisa como 1.36 milhões de euros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?