Provavelmente nunca ouviu falar da fabricante catalã Tramontana, mas ela apresentou-se ao mundo no Salão de Genebra de 2007 com um superdesportivo radical inspirado num caça.
Agora, alguns anos depois, esta marca voltou às nossas mentes por culpa da Vilner, uma preparadora da Bulgária especializada em interiores que já nos habituou a propostas… diferentes!
O trabalho realizado pela Vilner acentuou ainda mais o carácter agressivo deste Tramontana XTR, combinando o preto mate da carroçaria com diversos apontamentos em dourado.
Mas se o exterior é o que mais brilha, já que nos remete para uma "look" muito mais próximo de uma nave espacial do que de um automóvel, foi o interior que mais atenção recebeu por parte da Vilner.
A marca búlgara garante que à excepção de alguns botões e controladores, todo o habitáculo foi pensado e produzido por eles. O que mais salta à vista é o mesmo esquema de cores da carroçaria, sendo que a pele dourada que encontramos nas laterais das portas e nos bancos (e que nos fazem lembrar a folha de ouro) completam o "look" distinto desta proposta.
Escusado será dizer que o aspecto radical deste modelo nos remete para a velocidade, qualquer que seja o ângulo em que olhamos para ele. Mas acredite, está longe de ser uma mera ilusão. É que esta "bomba" é alimentada por um motor V12 biturbo de 888 cv (e 920 Nm de binário) "roubado" à Mercedes-AMG. Se a isto juntarmos o facto de que pesa apenas 1268 quilos rapidamente percebemos que temos uma "receita explosiva".
Mas o grande trunfo deste modelo é a exclusividade. Não só "recebe" um modelo de performances elevadas como fica com a garantia de que dificilmente verá um igual do outro lado da rua…