Não é todos os dias que se vê em leilão um raríssimo Mercedes CLK GTR Strassenversion dos 25 exemplares que foram construídos.
O super desportivo marcado com o número 9 será uma das estrelas da Gooding & Company a 13 e 14 de Agosto em Peeble Beeach, na Califórnia.
O preço estimado para este exemplar marcado com o número 9? Entre 7,2 milhões e 8,5 milhões de euros!
O CLK GTR original foi desenvolvido à "pressa" para o Campeonato FIA GT de 1997 em colaboração com a AMG.
Construído sobre um chassis Lola, comporta um bloco V12 de 6.0 litros, modificado para debitar entre 612 e 720 cv de potência, e 775 Nm de binário segundo as afinações feitas.
Para "queimar" etapas, a marca comprou um McLaren F1 para logo substituírem o motor pelo da AMG para refinar o seu desenvolvimento.
Ao fim de 128 dias, estava já na pista para testes o primeiro CLK GTR, e os resultados em competição surgiram logo de imediato.
A Mercedes conquistou o campeonato FIA GT, para em 1998 dominar por completo categoria GT1, com o CLK GTR a evoluir para o CLK LM.
A homologação do desportivo de competição obrigou a marca a construir 25 exemplares para circular em estradas públicas.
Foram produzidos 20 coupés e cinco roadsters, com o motor a debitar o poder do protótipo: três segundos dos zeros aos 100 km/hora e uma velocidade máxima de 375 km/hora!
Várias alterações foram introduzidas no super carro de estrada, como uma maior altura ao solo, amortecedores menos rígidos e ar condicionado a bordo, a que se soma um leitor de CD.
O exemplar que agora vai à praça foi comprado em 1997 por um cliente alemão que quase não lhe deu uso, para depois passar para as mãos de uma colecção privada de Honk Kong em 2005.
Há quatro anos foi comprado por um coleccionar americano de Seattle, sendo agora colocado à venda por um preço digno de uma obra de arte exclusiva.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?