ERSE: gasolina 4,2 cêntimos/litro acima do preço eficiente na última semana

A média dos Preços de Venda ao Público (PVP) anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 4,2 cêntimos/litro acima do Preço Eficiente, na semana de 10 a 16 de Outubro dessa semana, no caso da gasolina simples 95, e 1,6 cêntimos/litro acima no caso do gasóleo simples.

Os dados divulgados pela agência Lusa foram avançados esta segunda-feira no relatório semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Assim, "em termos percentuais, a gasolina simples 95 foi anunciada nos pórticos 2,2% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples 0,8% acima".

Para a semana em curso, o regulador indica que o preço médio semanal dos combustíveis aumentou 4,4% para o gasóleo, e 3,9% para a gasolina.

"Para a semana de 17 a 23 de Outubro, o preço eficiente antes de impostos é de 1,062 euros/litro para a gasolina simples 95, e de 1,313 euros/litro para o gasóleo simples".

Significa assim que, "após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,923 euros/litro para a gasolina simples 95, e nos 2,025 euros/litro para o gasóleo simples".

A entidade destacou que, "ainda relativamente à semana anterior", no que respeita aos preços com descontos, que são preços médios publicados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), "a gasolina simples 95 apresentou um desvio de -0,3% face ao Preço Eficiente, e o gasóleo simples de -2,9%".

A ERSE concluiu que, "em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina simples 95, em -0,6 cêntimos/litros, e para o gasóleo simples em -5,4 cêntimos/litros abaixo dos respectivos Preços Eficientes".

O Preço Eficiente "é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma das seguintes componentes:

- os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respectivos fretes marítimos;

- a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional;

- os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis;

- a componente de retalho acrescida dos impostos respectivos.

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