Vai ser produzida uma série limitada do Abarth 1000 Sport Prototipo, anunciado como uma edição única inspirada no original que competiu na década de 60.
Segundo a Auto Italia, serão construídos cinco exemplares do roadster, baseado na estrutura do agora descontinuado Alfa Romeo 4C Spider.
A novidade foi confirmada em entrevista à publicação transalpina por Roberto Giolito, responsável do FCA Heritage e ex-director do Centro Stile Fiat e Abarth.
Bem maior do que a sua fonte de inspiração, a célula em fibra de carbono tem uma estrutura tubular de protecção. A ela foram adicionados elementos em alumínio à frente e atrás para reforçar a estrutura.
A linhagem é assegurada pelas aberturas semelhantes no capô e pelos faróis sobre os guarda-lamas salientes, sem esquecer os farolins redondos.
As suspensões são de triângulos sobrepostos no eixo dianteiro e do tipo McPherson no eixo traseiro.
O motor de quatro cilindros, mas agora de 1.742 cc, é o mesmo que equipa o Alfa Romeo 4C Spider. Está montado em posição central, e a potência passada às rodas traseiras subiu para os 240 cv com o apoio de um turbo-alimentador.
Não deixa de ser uma surpresa a produção do Abarth 1000 SP, com a própria Stellantis a dizer que o roadster apenas seria exibido em eventos de "clássicos".
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?