Chama-se Arena del Futuro e é o último avanço tecnológico da Stellantis para testar, no terreno, os carregamentos eléctricos por indução dinâmica.
O circuito, com 1.050 metros de comprimento, está localizado numa área privada da auto-estrada italiana A35, que liga Brescia e Milão.
Através da tecnologia DWPT (Transferência Dinâmica de Energia sem Fios), os veículos eléctricos podem ser carregados em andamento.
Os carros são conduzidos em pistas com cablagens eléctricas, para uma potência de 1 MW, através de um inovador sistema de curvas sob o alcatrão.
Um Fiat 500 e um autocarro Iveco e-Way, preparados para testar o sistema, já percorreram inúmeros quilómetros. E os resultados do DWPT têm sido mais do que encorajadores, como explica a Stellantis em comunicado.
O objectivo passa por demonstrar como o sistema se perfila como uma das melhores tecnologias candidatas a responder, "de imediato e de forma concreta", às necessidades de descarbonização e de sustentabilidade ambiental.
Esta tecnologia pode ser adaptada a todos os veículos equipados com um "receptor" especial.
Através dele, a energia procedente da infra-estrutura rodoviária é transferida para a bateria, para gerar um sistema de mobilidade de zero emissões.
A conectividade avançada das tecnologias IoT garantirá a máxima segurança rodoviária, através do diálogo constante entre a auto-estrada e os veículos que nela circulam.
A superfície da via será também optimizada, para a tornar mais durável mas sem alterar a eficiência e eficácia do carregamento indutivo.
A participação da Stellantis e de outros parceiros neste projecto faz parte da estratégia de electrificação EV Day que a empresa revelou a 8 de Julho.
Até 2025, a Stellantis prevê investir mais de 30 mil milhões de euros em electrificação e no desenvolvimento de software, que apoiem os planos de descarbonização.
O circuito Arena del Futuro foi recentemente citado pela revista americana Time como uma das 100 invenções mais importantes de 2021.
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