As baterias do Nissan Leaf estão concebidas para terem uma vida útil de 12 anos. A afirmação foi feita na última semana pelo director geral da Energy Services da Renault-Nissan em Gotemburgo, Suécia, no congresso europeu do semanário Automotive News.
Francisco Carranza também assegurou, na ocasião, que o grupo automóvel franco-japonês irá proceder à recolha das baterias quando elas ficarem obsoletas.
A Renault-Nissan tem estado a trabalhar numa série de projetos em que são utilizadas baterias novas e usadas de veículos elétricos.
Um dos maiores símbolos desse trabalho está no Johan Cruijff Arena, em Amesterdão, Holanda. O estádio onde joga o Ajax tornou-se, o ano passado, o maior sistema de armazenamento de energia da Europa.
Este sistema de armazenamento tem uma capacidade de 3 megawatt e combina as unidades de conversão de energia da Eaton com o equivalente a 148 baterias do Nissan LEAF. Esta solução não só habilita um sistema de energia mais sustentável como também cria uma economia circular para as baterias dos veículos eléctricos.
Outro dos projetos do construtor automóvel passa pela possibilidade de os seus veículos elétricos poderem devolver a energia acumulada nas baterias para a rede elétrica quando não está a ser utilizada.
O projeto, que está já em fase de teste na Dinamarca pela mão da italiana Enel, permite aos proprietários do Leaf pouparem até 1300 euros de custos energéticos.