Portugal poderá vir a receber uma fábrica de baterias para automóveis eléctricos da China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) num futuro próximo.
O acordo com a AICEP Global Parques prevê a aquisição de "direitos de superfície, com o objectivo de montar uma fábrica de ponta mundial altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono", sublinhou a CALB no comunicado.
Não foi assinado ainda "um acordo legalmente vinculativo", como explica a empresa, pelo que "a cooperação contemplada no memorando de entendimento pode ou não avançar".
"Sines é uma das localizações privilegiadas pela CALB, uma vez que temos aqui todas as condições, mas é apenas a primeira intenção", afirmou Nuno Mascarenhas, presidente da câmara de Sines, à agência Lusa.
"A fábrica ocupará uma área de cerca de 100 hectares", mas, como a AICEP Global Parques "não tem esses hectares disponíveis", está a ser feito "um trabalho paralelo" para garantir a instalação da unidade na ZILS.
A partir do momento em que os terrenos possam passar para a gestão da AICEP Global Parques, "haverá condições para desenvolver o projeto e assinar os acordos definitivos", observou o autarca.
A CALB referiu ainda que a eventual instalação de uma fábrica em Portugal faz parte de uma estratégia para criar "bases industriais na Europa".
Recorde-se que, em Dezembro último, a fabricante chinesa anunciou a assinatura de um acordo com a consultora alemã Drees & Sommer.
Em causa está o planeamento da sua primeira fábrica na Europa, capaz de produzir anualmente baterias com uma capacidade total de 20 GWh.
A associação industrial China Automotive Power Battery Industry Innovation Alliance indica que, em 2021, a CALB foi a terceira maior fabricante chinesa de baterias para automóveis eléctricos.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?