É uma preocupação ambiental que está na ordem do dia: que uso dar às baterias eléctricas dos automóveis quando elas chegam ao fim do seu ciclo de vida?
Tome-se como exemplo a East Japan Railway Company (JR East), um dos principais operadores de caminhos-de-ferro do Japão.
A empresa ferroviária está a testar baterias reutilizadas do Nissan Leaf para operar os dispositivos de travessias ferroviárias.
Essas unidades de alimentação de emergência são usadas para garantir o funcionamento correcto em todos os momentos, como em manutenções programadas e falhas temporárias de energia.
Alimentados por pilhas de ácido e chumbo, esses dispositivos começaram a ser substituídos pela JR East, no ano passado, por baterias de segunda vida do "eléctrico" da Nissan.
A primeira instalação foi feita na passagem de nível de Atago, na linha Joban, na província de Fukushima.
A bateria de iões de lítio do Nissan Leaf retém 60 a 80% da sua capacidade de armazenamento de electricidade no final do seu ciclo de vida.
A reutilização da energia restante pode, assim, ser redireccionada para funções como baterias de substituição de outros automóveis ou baterias estacionárias.
A 4R Energy Corporation é o parceiro da Nissan na reutilização de baterias, de maneira a reduzir as emissões de dióxido de carbono e o uso de recursos raros associados à construção, de raiz, de uma novo equipamento.
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