A Bentley Motors vai acelerar a estratégia Beyond100 com o lançamento de cinco automóveis totalmente electrificados.
A chave para o programa será o plano Five-in-Five, em que o construtor britânico se compromete, até 2030, a lançar anualmente um novo modelo eléctrico.
Embora não tenham sido adiantados pormenores, o primeiro a ser projectado em 2025 poderá ser um SUV baseado no projecto Artemis da Audi.
Recorde-se que em Maio passado, o presidente Adrian Hallmark confirmou à revista Car Magazine que a Bentley está envolvida no desenvolvimento daquela plataforma eléctrica.
Em paralelo ao anúncio feito na última semana, revelou ainda a intenção de investir 2,5 mil milhões de libras (cerca de 3 mil milhões de euros) para concretizar o plano.
O investimento também permitirá uma completa reinvenção da infra-estrutura de fabrico situada em Crewe e irá contribuir para assegurar o futuro da Bentley nessas instalações.
Crewe tornar-se-á uma "Fábrica de Sonho", como a marca sublinha, onde a fabricação digital será protagonista, com impacto ambiental nulo, flexível e de alto valor.
Os novos investimentos e a aceleração da estratégia Beyond100 serão a base para reduzir a pegada de carbono em todos os produtos e operações não fabris.
O plano está em linha com o compromisso da Bentley para a sua neutralidade em carbono até 2030.
A aposta da marca na electrificação, no entanto, está já a decorrer com o lançamento, já este ano, do Flying Spur Hybrid de ligar à ficha eléctrica.
Outras cinco variantes serão desenvolvidas a partir do Bentley Bentayga Hybrid Plug-In, com o construtor a desejar que 20% das vendas em 2022 sejam de motorizações híbridas.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?