A tecnologia "Cellular-V2X" é uma ajuda suplemetra aos sistemas de assistência à condução e pode apoiar activamente o condutor. Este projecto que associa a Bosch, Vodafone e Huawei tem vindo a ser testada em condições reais na auto-estrada A9 nos arredores de Munique, na Alemanha.
Esta via tem um fluxo intenso de trafego e é uma zona propícia a muitos acidentes. São condições mais do que adversas para a condução, mas excelentes para avançar com o programa de testes de um sistema que pretende ajudar a prevenir situações perigosas.
O "Cellular-V2X" permite que os veículos comuniquem entre si e com o que os rodeia. O programa começou em Fevereiro de 2017 e é inédito na Europa. Está associado ao sistema ACC (Cruise Control Adaptativo) e permite a troca de informação entre quem circula na mesma via.
Deste modo será possível antecipar a reacção do condutor, ou do veículo autónomo, em zonas "cegas" da estrada, como a abordagem de rotundas, cruzamentos com pouca visibilidade, ou veículos parados.
Os responsáveis por este projecto querem ir muito mais longe do que a "visão" garantida por sensores ou radares, permitindo mais tempo de reacção humana ou electrónica em caso de situações de emergência.