É daquelas apresentações que não passará despercebida ao público que irá passar pelo Salão Automóvel de Frankfurt na próxima semana.
A divisão de componentes do grupo Volkswagen, em parceria com a preparadora eClassics, decidiu dar nova vida ao mítico "carocha" original… mas agora em modo 100% eléctrico!
Para executar a conversão do e-Beetle, a germânica eClassics usou a bateria, o motor eléctrico e a transmissão que já equipa o Volkswagen e-Up.
A alimentar o propulsor eléctrico de 82 cv está uma bateria de iões de lítio de 36,8 kWh, instalada sob a carroçaria, capaz de oferecer uma autonomia superior a 200 quilómetros.
Carregamentos rápidos da bateria também estão assegurados: bastam 60 minutos para conseguir a energia necessária para percorrer mais 150 quilómetros.
A Volkswagen viu-se obrigada, no entanto, a reforçar o chassis e a instalar um novo sistema de travagem no "carocha", devido ao aumento do peso do e-Beetle para 1280 quilos
O desempenho em estrada não é nada de assombroso mas serve os principais intentos da mobilidade eléctrica ao volante de um verdadeiro ícone sobre rodas.
Bastam quatro segundos para acelerar dos 0 aos 50 km/hora e pouco mais de oito segundos para atingir os 80 km/hora, para uma velocidade máxima de 150 km/hora.
Importante assinalar é que outros "clássicos" também podem ser convertidos em veículos 100% eléctricos. Pelo menos, esse é um dos objectivos preconizados pela parceria entre a eClassics e a divisão de componentes do grupo Volkswagen.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?