São 28 os automóveis alinhados na grelha de partida para a 37.ª edição do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020, que irá eleger o sucessor do Peugeot 508.
No passado dia 1 de Outubro terminaram as inscrições para a edição deste ano do prémio mais importante da indústria automóvel em Portugal.
As marcas de automóveis voltaram a aderir de forma inequívoca, inscrevendo mais de duas dezenas de modelos, dos quais 24 são ilegíveis a Carro do Ano.
Nos primeiros dez meses de 2019 foram colocados em circulação 206.550 novos veículos, um valor importante se levarmos em conta que faz agora um ano que entrou em vigor a fase intermédia do sistema WLTP, o novo protocolo de homologação de consumos e emissões.
A comissão organizadora do Carro do Ano criou novas classes dedicadas, exclusivamente, a carros eléctricos e híbridos, com o objectivo de sublinhar a importância da electrificação no sector automóvel e reflectir a aposta e o investimento que os fabricantes estão a fazer.
Os 19 jornalistas, em representação dos principais órgãos de comunicação social do país, preparam-se agora para iniciar testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performance, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental são algumas das áreas de avaliação. Numa segunda fase, em meados de Janeiro, ficaremos a conhecer os sete finalistas.
O modelo premiado será distinguido com o título de Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020, recebendo o respectivo representante ou importador o Troféu Volante de Cristal.
Paralelamente, mantendo a generalidade dos seus pressupostos, será galardoado o melhor produto automóvel (versão) em segmentos distintos do mercado nacional. Estes galardões vão contemplar sete classes: Citadino, Familiar, Desportivo/Lazer, Grande SUV, SUV Compacto, Elétrico e Híbrido.
Para esta edição, a organização volta a seleccionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar directamente a condução e o condutor, que vão ser apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.
BMW 116d
Kia ProCeed 1.6 CRDi GT Line
Mazda3 HB 2.0 SKYACTIV-X 180 cv Excellence
Skoda Scala 1.0 TSI 116 cv Style DSG
Toyota Corolla Touring Sports 2.0 Hybrid Luxury Black
Hyundai Kauai HEV 1.6 GDI Premium MY20 + Navi + Vision
Lexus ES 300h Luxury
Toyota Corolla Hatchback 1.8 Hybrid Exclusive
Volkswagen Passat GTE
Audi Q3 Sportback 35 TDI 150 cv S Tronic
Citroën C5 Aircross Shine 1.5 BlueHDi 130 EAT8
Honda CR-V Hybrid 2.0 Lifestyle
Kia XCeed 1.4 T-GDI Tech
Lexus UX 250h Luxury
Mazda CX-30 2.0 SKYACTIV-G 122 cv Evolve Pack i-ACTIVSENSE
Nissan Juke 1.0 DIG-T 117 cv N-Connecta
Toyota RAV4 2.5 Hybrid Dynamic Force SQUARE Collection 4x2
Volkswagen T-Cross 1.0 TSI 115 cv DSG
Bentley Continental GTC
Hyundai i30 Fastback N 2.0 TGDi MY19 275 cv
BMW 840d xDrive (Cabrio)
BMW X7 M50d
Seat Tarraco 2.0 TDI 150 cv XCellence
Audi e-tron quattro
Citroën DS3 Crossback E-TENSE Grand Chic
Hyundai IONIQ EV MY20 + Pack Pele
Opel Corsa 1.2 Turbo 130 cv GS Line
Peugeot 208 GT Line 1.2 PureTech 130 EAT8
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?