As novas viaturas da Guarda Nacional Republicana (GNR) que patrulham as estradas nacionais vão adoptar novas cores.
Os carros foram apresentados na terça-feira, nas comemorações realizadas em Lisboa para celebrar os 111 anos da corporação.
Das novidades destacam-se um BMW X3, um Porsche Panamera e uma carrinha Classe C da Mercedes para as patrulhas na estrada, todas elas preparadas pela Strob – Veículos Especiais.
O Polaris RZR e o Toyota Land Cruiser serão usados pela Unidade de Emergência de Protecção e Socorro da GNR.
Os veículos passam a estar decorados com listas em laranja fluorescente, e o dispositivo territorial em verde fluorescente.
"A evolução da caracterização das viaturas operacionais da GNR mantém o respeito pela imagem e cultura organizacional", refere a força da autoridade em comunicado.
Os novos veículos passarão a combinar o fundo em branco com cores reflectoras de alta visibilidade em laranja/amarela e verde.
A maior incidência na parte traseira permitirá um melhor reconhecimento durante o dia e a noite a maiores distâncias.
As novas viaturas adquiridas pela GNR têm listas amarelas e laranja fluorescentes no caso dos carros de fiscalização de trânsito, e listas amarelas e verdes fluorescentes na frota do patrulhamento territorial.
Recorde-se que, actualmente, todos os carros daquela força policial são brancos e verdes ou cinza e verde.
A major Mafalda Almeida, do comando-geral da GNR, explicou que a prioridade passa por adoptar as novas cores nos carros adquiridos a partir de agora, e não mudar a caracterização das viaturas já existentes.
A mesma responsável frisou que esta mudança ocorre não apenas "numa lógica de modernidade", mas também de segurança no sentido de "aumentar a sinalização das viaturas" e de visibilidade da patrulha, especialmente quando paradas nas auto-estradas.
"A nova caracterização visa conciliar a modernidade e o incremento da visibilidade das viaturas operacionais, sempre na salvaguarda da segurança dos militares e dos próprios meios da Guarda, sobretudo em ambiente de fiscalização rodoviária", refere a GNR.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?