Depois da Volkswagen, a Skoda avançou com a inclusão do ChatGPT nos seus sistemas de infoentretenimento, ou não fossem as duas marcas do mesmo grupo automóvel.
Baseado em inteligência artificial, a nova tecnologia será integrada no seu assistente vocal Laura, e disponibilizada através do Cerence Chat Pro.
A solução estará presente em diversos modelos baseados nas plataformas MEB GP e MQB EVO.
Em causa estão algumas variantes do Skoda Enyaq, assim como as novas gerações do Superb e Kodiaq, e o actualizado Skoda Octavia.
Ativado através do Cerence Chat Pro, a integração do ChatGPT no assistente de voz Laura introduz uma variedade de novas capacidades.
Para lá do controlo do infoentretenimento, navegação e climatização, no futuro a inteligência artificial será capaz de fornecer informações adicionais.
O assistente vocal é activado com um simples "Ok, Laura" ou através do respectivo botão no volante.
Se o pedido não puder ser respondido pelo sistema Skoda, é encaminhado anonimamente para a inteligência artificial.
O ChatGPT não acede aos dados do veículo ou a informações pessoais, sendo as interacções imediatamente apagadas após o processamento para garantir o mais elevado padrão de protecção.
"A integração do ChatGPT no assistente de voz Laura é a mais recente forma de a Škoda adaptar tecnologia avançada para melhorar a experiência de condução", assume Klaus Zellmer, director geral da marca.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?