O acordo levado a cabo pela Renault-Nissan e pela Microsoft trouxe consigo um novo assistente virtual de condução, pronto a proporcionar ao condutor um maior número de informação e em tempo real. Será possível ser avisado do trânsito que se encontra durante todo o percurso, assim como apresentação de alternativas de trajecto.
Este sistema já disponível em aparelhos da Microsoft funciona pelo reconhecimento de voz e vai adaptando-se às preferências do condutor. A Cortana irá aprender vários percursos habituais e será capaz de calcular alternativas em caso de algum possível atraso. Uma função que se tornou uma das principais preocupações dado o tempo médio de 39 horas que os condutores perdem em trânsito nas grandes cidades.
A Cortana possui ainda uma opção de sincronização com a agenda do condutor para lembrar frequentemente os compromissos marcados. No caso de existir mais do que um condutor habitual do mesmo carro, também é possível ligar o automóvel a vários perfis, para que este possa criar as condições adequadas a cada forma de condução, desde ajustes automáticos no habitáculo, por exemplo.