Camiões de transporte de madeira e veículos autónomos são duas coisas que nunca esperámos ver juntas mas isso acaba de mudar. A Einride, uma "start-up" sueca, apresentou o T-log, um camião que promete transportar madeira sem ninguém ao volante.
O T-log dispensa uma cabine para o condutor, pelo que não passa de um chassis com uma espécie de escudo na dianteira para melhorar o fluxo aerodinâmico. Equipado com um sistema de tecnologia de condução autónoma de nível 4 da Nvidia, esta empresa sueca garante que será capaz de trabalhar sozinho, mesmo quando sai de estradas pavimentadas.
As primeiras imagens mostram um camião que não parece ter a altura ao solo suficiente para ultrapassar terrenos mais difíceis, mas a Einride reivindica que sim. Contudo, também refere que se este T-log encontrar um obstáculo difícil de contornar pode ser operado remotamente por um operador.
O design é radical e parece ter vindo do futuro, mas para o CEO desta empresa sueca, Robert Falck, foi isso que permitiu manter o preço de produção deste camião controlado. "A cabine do condutor é o que torna os camiões tão caros de produzir e ter um condutor na cabine é aquilo que os torna tão caros de operar. Retiras a cabine e trocas o condutor por um operador que pode monitorizar e controlar vários veículos ao mesmo tempo e os custos podem ser reduzidos de forma significativa".
A Einride garante que este veículo contará com um conjunto de baterias com 300 kWh de capacidade que lhe vai permitir uma autonomia a rondar os 200 quilómetros.
Os detalhes em torno deste modelo são escassos e ainda não se sabe quanto tempo vai demorar a repor a carga das baterias. Mas a Einride quer vê-lo a andar nas estradas já em 2020.