Se dúvidas haviam sobre o peso da carga fiscal sobre os preços dos combustíveis, elas foram dissipadas pelo último relatório da Entidade Reguladora da Energia (ERSE).
Os preços da gasolina e do gasóleo, antes de impostos, subiram 5,4 e cinco cêntimos por litro, respectivamente, do segundo para o terceiro trimestre deste ano.
A ERSE indica no Boletim Preços UE-27 dos Combustíveis, divulgado esta terça-feira, que a carga fiscal justifica a menor competitividade dos preços na Península Ibérica.
Segundo o relatório divulgado pela agência Lusa, "o preço médio de venda (PMV) da gasolina na UE-27, sem impostos aumentou 5,4 cêntimos/litro".
Já o gasóleo "aumentou cinco cêntimos por litro" do segundo para o terceiro trimestre deste ano.
No caso da gasolina 95 simples, "Portugal praticou um PMV sem impostos mais baixo do que em Espanha".
Todavia, "a carga fiscal aplicada em Portugal (59%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica", concluiu o regulador.
No trimestre em análise, o nosso país apresentou uma carga fiscal no PMV da gasolina 95 simples superior à média registada nos 27 países-membros da União Europeia (55%), à Espanha (51%), à Alemanha (56%) e à Bélgica (57%).
Os PMV em Portugal são mais altos do que a média UE-27, ocupando a quinta posição dos países com preços mais altos, refere o relatório.
Segundo a ERSE, a carga fiscal aplicada nos dois países da Península Ibérica "explicou a prática de preços médios de venda deste combustível no mercado nacional superiores aos preços médios praticados em Espanha".
Já no caso do gasóleo simples, "o peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cêntimos/litro mais altos do que em Espanha".
A entidade reguladora acrescenta que, "sem impostos, os preços médios nacionais encontram-se alinhados aos do país vizinho".
De Julho a Setembro, Portugal apresentou uma carga fiscal no preço médio do gasóleo simples na ordem dos 54%.
A percentagem é superior à média registada na UE-27 (51%), a Espanha (47%), Grécia (50%), Alemanha (50%) e Países Baixos (53%).
O PMV nacional situou-se acima dos valores médios da UE-27, ficando Portugal no sexto lugar dos preços mais altos.
Tal como na gasolina, a carga fiscal subjacente aos preços do gasóleo simples nos dois países da Península Ibérica "explica a prática de preços médios nacionais superiores aos preços médios praticados em Espanha".
Quanto ao gás de petróleo liquefeito para automóveis (GPL Auto), o combustível rodoviário com menor carga fiscal, os preços praticados em Portugal foram mais baixos do que no país vizinho.
De acordo com o regulador da energia, Portugal apresentou uma carga fiscal no PMV do GPL Auto na ordem dos 42%, superior à média registada na UE-27 (33%).
"Ao contrário dos restantes combustíveis analisados, o PMV nacional do GPL Auto, com e sem impostos, foi sempre inferior aos valores praticados em Espanha".
As diferenças foram de cinco cêntimos e 18 cêntimos por litros, respectivamente, em relação aos preços com e sem impostos, referiu o boletim.
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