O maior sistema de armazenamento de energia da Europa, que usa baterias de carros eléctricos novas e usadas, acaba de entrar em funcionamento na Holanda, no Estádio Johan Cruyff ArenA.
Este projecto resulta da colaboração entre a Nissan, Eaton, BAM, The Mobility House e a ArenA Johan Cruyff, sendo que conta com o apoio do Fundo de Clima e Energia de Amsterdam (AKEF) e do Interreg.
Este sistema de armazenamento tem uma capacidade de 3 megawatt e combina as unidades de conversão de energia da Eaton com o equivalente a 148 baterias do Nissan LEAF, o automóvel totalmente eléctrico da marca nipónica. Esta solução não só habilita um sistema de energia mais sustentável como também cria uma economia circular para as baterias dos veículos eléctricos.
"Graças a esse sistema de armazenamento, o estádio poderá utilizar sua própria energia sustentável de forma mais inteligente e, como a Amsterdam Energy ArenA, isso pode mudar a capacidade de armazenamento disponível das baterias", afirma Henk van Raan, diretor de inovação na ArenA Johan Cruijff.
"A ArenA é repleta de uma quantidade considerável de energia, até mesmo durante quedas. Como resultado, o estádio contribuirá com uma rede de energia estável para a Holanda. A ArenA Johan Cruijff é um dos estádios mais sustentáveis no mundo e está no caminho para introduzir inovações inteligentes como este sistema único de armazenamento de energia", acrescentou.
"Nós estamos encantados por fazer parte do maior sistema de armazenamento de energia da Europa desenvolvido para um edifício comercial. Graças à Arena Johan Cruijff hoje nós podemos demonstrar que o reaproveitamento das baterias dos veículos elétricos da Nissan pode contribuir para um sistema de energia mais eficiente e sustentável. Estamos colocando nosso ecossistema elétrico no coração da sustentabilidade do futuro, transformando o modo como dirigimos e, também, o modo como vivemos", disse Francisco Carranza, diretor geral da Nissan Energy.